Músicos da Grota embarcam para os EUA para participar do Early Music Festival em Boston

Oito talentosos flautistas do Espaço Cultural da Grota, um projeto de inclusão social pela música sediado em Niterói (RJ), estão prontos para embarcar nesta quarta-feira (07) para Boston, nos Estados Unidos. Eles foram convidados a participar do renomado Early Music Festival, o maior festival de música antiga dos EUA. Além de terem acesso gratuito a aulas, palestras, masterclasses e concertos, os músicos da Grota irão se apresentar no prestigioso Jordan Hall, a sala de concertos do New England Conservatory of Music, no domingo (11). Um concerto extra também está programado para o dia 9.

A participação do grupo no festival foi possível graças à solidariedade do público, que se mobilizou para ajudar nos custos da viagem. Com a emissão de passaportes, vistos, passagens aéreas e alimentação para os cinco dias de estadia nos Estados Unidos, os membros do Som Doce da Grota contaram com a realização de concertos em Niterói, promoção de rifas e doações arrecadadas por meio de uma campanha. A hospedagem foi garantida pela organização do evento.

Lenora Mendes, coordenadora do Som Doce e uma das fundadoras do Espaço Cultural da Grota, expressou sua gratidão às pessoas e instituições que apoiaram o projeto: “Esta será uma experiência inesquecível e importante não apenas para os músicos que estão embarcando, mas também para os cerca de mil alunos do nosso projeto. Eles veem nessa viagem do pequeno grupo a confirmação de que, sim, é possível alcançar o sucesso com disciplina, dedicação e perseverança”.

A partida do grupo está programada para o Aeroporto Santos Dumont, com o voo saindo às 18h em direção a São Paulo e, posteriormente, a Boston. No último domingo (04), o Som Doce se despediu do público com um pocket show no Campo de São Bento, em Icaraí, durante um evento promovido pela Fundação de Artes de Niterói.

Durante a apresentação marcada para o dia 11, em Boston, o Som Doce encantará o público com músicas de compositores barrocos e renascentistas. Além disso, no dia 9, eles participarão de um evento especial chamado Recorder Relay, junto com outros artistas, no qual o grupo da Grota apresentará um repertório exclusivamente brasileiro, com canções consagradas adaptadas especialmente para eles.

O Espaço Cultural da Grota é um projeto de inclusão social pela música que comemora 28 anos de atividades em 2023. Com sede em Niterói e atividades em outras cidades, como São Gonçalo, Itaboraí e Nova Friburgo, o projeto atende cerca de mil alunos anualmente, oferecendo aulas gratuitas de instrumentos musicais, iniciação musical, reforço escolar e atividades esportivas para crianças, jovens e adultos de comunidades carentes. Além do Som Doce, o projeto abriga a Orquestra da Grota, composta por músicos profissionais formados pelo projeto, e outros nove

conjuntos musicais integrados por alunos em estágio intermediário e iniciante.

Essa viagem dos músicos da Grota para os Estados Unidos é um exemplo inspirador de superação e conquista, evidenciando o poder transformador da música e a importância de oportunidades de inclusão social.