×

<strong>No Mês da Mulher, Instituto Consulado da Mulher lança livro sobre empreendedorismo feminino</strong>

No Mês da Mulher, Instituto Consulado da Mulher lança livro sobre empreendedorismo feminino

O material conta a história de mulheres apoiadas pela ação social da marca Consul, que já beneficiou mais de 38 mil pessoas em seus 20 anos de atuação

Dia 08 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, data para celebrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, e refletir sobre as questões ainda necessárias para a conquista da igualdade de gêneros. Na mesma data, foi criado o Instituto Consulado da Mulher, ação social da marca Consul que apoia o empreendedorismo feminino há 20 anos e que contribui para a realização dos sonhos de muitas mulheres pelo Brasil. Para fechar o ciclo de comemorações das duas décadas, onde já foram beneficiadas mais de 38 mil pessoas, o Consulado lança um livro digital – disponível gratuitamente para download – contando um pouco das histórias dessas mulheres e de quem foi fundamental na criação e desenvolvimento do projeto. 

Entre elas está Antônia Lopes que, após participar de assessorias do Consulado, fundou a “Doce Encanto”, empresa de doces e salgados. Uma história de luta e muita superação por conta de sua relação com o pai e seu ex-marido. A empreendedora encontrou nas filhas a força necessária para seguir em frente e ter seu próprio negócio. “Comecei vendendo quitutes em frente ao campus de uma universidade, e kits com bolos e salgados para festas. Vendi muito, ganhei muito e gastei na mesma proporção. Eu não sabia como cobrar, não calculava gastos para a produção de cada item. Trabalhava muito e ainda não tinha lucro. Em 2018, vi um cartaz do Consulado da Mulher. Eu nunca tinha ouvido falar daquela Instituição que se propunha a fortalecer mulheres empreendedoras. Mas eu confiava na Consul. Era a marca dos produtos que eu tinha em casa, que há anos eram testemunhas e parceiros silenciosos de minha luta. Me inscrevi, fui selecionada e já na primeira aula fechei meus olhos e agradeci: meu Deus, achei o meu caminho”, conta. 

Durante as assessorias, Antônia aprendeu a separar os gastos da empresa e de sua casa, a pesar, medir, custear, precificar. “Aprendi a poupar e produzir seguindo regras da Vigilância Sanitária, fotografar, divulgar, embalar. No final de 2019, nossa equipe já tinha oito pessoas, mulheres precisando de um apoio como eu um dia precisei”

Apoiar e transformar a vida de tantas mulheres, que têm histórias parecidas com as da Antônia, é o que faz o Consulado ser referência há 20 anos. “Desde o começo, abraçamos essa causa, muito antes do tema empreendedorismo feminino ganhar visibilidade. A Consul está presente em milhares de lares brasileiros e é a marca para mover a transformação da realidade de tantas mulheres no Brasil. Além da capacitação para os negócios, o Consulado da Mulher é responsável por resgatar, muitas vezes, a autoestima dessas mulheres e a realização de sonhos, incentivando cada uma delas a voarem cada vez mais alto”, afirma Patricia Pessoa, diretora de Marketing, Inovação, Digital & Customer Life Time Value na Whirlpool. 

A ação social da marca Consul está ligada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS 5 – alcançar a equidade de gênero; ODS 8 – promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável; ODS 1 – erradicar a pobreza), e faz parte da agenda ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança) da Whirlpool que, há mais de 60 anos, tem um forte compromisso com os três pilares.

Segundo pesquisa feita pela Iniciativa de Educação de Menina das Nações Unidas, quando a renda de uma mulher instruída aumenta, ela investe 90% dessa renda de volta em sua família. Para Leda Böger, diretora do Consulado, investir na mulher é investir na sociedade. É uma alegria poder celebrar as duas décadas de realização desse propósito. O livro conta histórias de mulheres reais, que transformaram suas vidas por meio do empreendedorismo. Mulheres que souberam olhar de maneira diferente para os problemas de sempre e, com o apoio do Consulado da Mulher, fizeram de seus sonhos realidade, transformando tudo ao seu redor”. De acordo com um levantamento realizado pelo Consulado, mais de 80% das participantes do programa ainda estão em atividade e 89% continuaram a aumentar sua renda. 

O livro traz memórias de pessoas que tiveram participação no Consulado, entre membros do Conselho Gestor, executivos e colaboradores da Whirlpool, ex-executivos da fabricante de eletrodomésticos, integrantes do Consulado, além de mais relatos de empreendedoras assessoradas. Para baixar o livro gratuitamente, basta acessar o site https://www.consuladodamulher.org.br/

Sobre o Instituto Consulado da Mulher  

O Instituto Consulado da Mulher é a Consul transformando  sonhos em realidade. Incentivamos e viabilizamos geração de renda para melhorar a qualidade de vida das pessoas, investindo no empreendedorismo feminino. Apoiamos  mulheres, que fazem de conquistas pessoais transformações em cadeia, conseguem impactar as suas comunidades e não deixam ninguém de fora dessa história. Em nossos 20 anos de atuação, são mais de 38 mil pessoas beneficiadas e  2202 projetos apoiados por todo o Brasil. A gente faz história! Outras informações: www.consuladodamulher.org.br.

Sobre a Whirlpool Corporation

A Whirlpool Corporation tem o compromisso de ser globalmente a melhor empresa de eletrodomésticos para cozinha e lavanderia, melhorando continuamente a vida em casa. Em um mundo cada vez mais digital, a Companhia inova constantemente com o propósito de atender às necessidades dos consumidores, por meio de suas marcas icônicas, incluindo Whirlpool, KitchenAid, Maytag, Consul, Brastemp, Amana, Bauknecht, JennAir, Indesit e Yummly. Em 2021, a Empresa reportou aproximadamente US $22 bilhões em vendas anuais, 69.000 colaboradores e 54 centros de pesquisa de tecnologia e fabricação. Informações adicionais sobre a empresa podem ser encontradas em whirlpoolcorp.com.

Publicar comentário