Maralto realiza live com Nelson Cruz, um dos maiores nomes do livro ilustrado do Brasil
A Maralto Edições realizará uma live especial em celebração ao mês do livro, com um dos maiores nomes da ilustração brasileira, Nelson Cruz. O encontro acontece nesta quinta-feira, 18 de abril, às 10h30, no canal oficial da Maralto Edições no YouTube.
Com uma carreira repleta de reconhecimento e sucesso, Nelson Cruz é autor, pela Maralto, de obras aclamadas como Uns e outros: histórias de duplas, feita em conjunto com João Anzanello Carrascoza, Os trabalhos da mão, em parceria com Alfredo Bosi, O edifício, escrito por Murilo Rubião, Haicais visuais, de sua autoria e Visita à baleia, em parceria com Paulo Venturelli.
Suas contribuições para a ilustração brasileira renderam-lhe diversos prêmios, incluindo o francês Octogonal, oferecido pelo Centre International d’Études en Littérature de Jeunesse, em Paris, o Hans Christian Andersen de Ilustração, da International Board on Books for Young People, da Suíça, o prestigiado Prêmio Jabuti e o reconhecimento da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).
Durante a live, Nelson Cruz irá compartilhar insights sobre sua trajetória profissional, destacando momentos marcantes e desafios enfrentados ao longo de sua carreira. Além disso, ele irá apresentar em primeira mão seu próximo lançamento pela Maralto Edições, o aguardado livro “Deztroços”.
O evento irá oferecer uma oportunidade única para os fãs do autor e entusiastas da literatura conhecerem mais sobre o processo criativo e as inspirações por trás das obras deste talentoso artista.
Serviço
- O quê: Live com Nelson Cruz
- Quando: Quinta-feira, 18 de abril, às 10h30
- Onde: Canal oficial da Maralto Edições no YouTube
- Link: http://bit.ly/livenelsoncruz
Sobre Nelson Cruz
- Escritor e ilustrador nascido em Belo Horizonte, Nelson Cruz faz ilustrações para o mercado editorial desde 1987.
- Foi três vezes finalista do Prêmio Hans Christian Andersen de Ilustração, em 2002, 2020 e 2024, e duas vezes indicado para a Lista de Honra do International Board on Books for Young People (IBBY), em 2004 e 2012.
- Pela Maralto, publicou obras como Uns e outros: histórias de duplas, Os trabalhos da mão, O edifício, Haicais visuais e Visita à baleia.
- Em 2021 publicou Sagatrissuinorana, que venceu o prêmio de Livro do Ano, a principal categoria do Jabuti.
- Entre outras premiações, em 1998, seu livro de imagem Leonardo conquistou os prêmios FNLIJ e Octogones, do Centre International d’Études en Littérature de Jeunesse (CIELJ), da França.
- Em 2001, recebeu os prêmios Jabuti e FNLIJ por Chica e João.
- Em 2010, com Os herdeiros do lobo, novamente ganhou o Prêmio Jabuti.
- Em 2011, com Alice no telhado, conquistou o Prêmio Glória Pondé, da Biblioteca Nacional.
- Em 2013, A máquina do poeta levou o Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte, além do 3º lugar do Prêmio Jabuti.
- Em 2015, a Academia Brasileira de Letras concedeu a O livro do acaso o Prêmio ABL de Literatura Infantojuvenil.