Livro sobre o Festival de Dança de Joinville será lançado no dia 27

Livro sobre o Festival de Dança de Joinville será lançado no dia 27

Livro revela os bastidores do Festival de Dança de Joinville

O Instituto Festival de Dança de Joinville lança um livro que revela os bastidores do maior festival de dança do mundo. O lançamento ocorrerá no último dia da 41ª edição do evento, sábado, dia 27, às 17h30, no Foyer do Teatro Juarez Machado.

Lançamento do livro “A Engrenagem que impulsiona o giro da bailarina”

Joel Gehlen, jornalista, escreveu o livro intitulado “A Engrenagem que impulsiona o giro da bailarina – Gestão da cultura: o caso do maior festival de dança do mundo”. A obra da editora Letradágua, com 240 páginas, divide-se em três partes e ilustra-se com fotos que capturam não apenas os palcos, mas também toda a estrutura e a equipe que faz o espetáculo acontecer. Ely Diniz, presidente do Instituto, destaca a sincronia necessária para superar os recordes anuais.

A história e gestão do Festival de Dança de Joinville

Joel Gehlen acompanhou de perto a administração do Festival e suas transições. A obra cobre 16 anos de organização pública e os últimos 25 anos de gestão do Instituto. O autor mostra como o Festival de Dança de Joinville se tornou um caso de estudo, enfrentando desafios e mantendo-se em altíssimo nível. As mudanças na gestão não afetaram a qualidade do evento, mantendo sua excelência para participantes e plateia.

Desafios e conquistas do Festival de Dança de Joinville

Gehlen observa que festivais culturais geralmente enfrentam dificuldades para manter o mesmo nível de excelência ao longo do tempo, devido à dependência de figuras centrais e da administração pública. No entanto, o Festival de Dança de Joinville, sob a gestão do Instituto, contrariou essa tendência, mantendo-se no alto ao longo de 25 anos e superando desafios, como a pandemia. Em 2021, mesmo com restrições, o evento foi realizado com sucesso em outubro.

Prefácio e incentivo para novas iniciativas culturais

No prefácio do livro, Marcelo Misailidis, primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, destaca a importância da obra para inspirar outras iniciativas culturais. Ele elogia o Instituto Festival de Dança de Joinville como um exemplo a ser seguido na administração da cultura.

Detalhes do 41º Festival de Dança de Joinville

O 41º Festival de Dança de Joinville acontece de 15 a 27 de julho de 2024, no Complexo Centreventos Cau Hansen e em palcos espalhados pela cidade e região. O evento conta com patrocínios de grandes empresas e apoios institucionais, promovido pela Prefeitura Municipal de Joinville e realizado pelo Instituto Festival de Dança de Joinville, Ministério da Cultura e Governo Federal.

marramaqueadmin