TV Cultura exibe o episódio neste sábado (2/12), às 22h30
A TV Cultura exibe neste sábado (2/12), às 22h30, o segundo episódio da minissérie documental “JK, o Reinventor do Brasil”. O episódio apresenta a chegada de Juscelino Kubitschek à Presidência da República e a chamada Revolta de Jacareacanga, movimento de oficiais da Aeronáutica no sul do Pará para impedir que o político mineiro assumisse o poder.
O episódio também destaca a figura do então ministro da Guerra Henrique Lott, que barrou a ação dos golpistas com sua reação firme.
“JK, o Reinventor do Brasil” integra um projeto maior que inclui o lançamento de uma fotobiografia e de uma exposição sobre o Presidente, que governou o país de 1956 a 1961 e idealizou o grande empreendimento brasileiro que foi a construção de Brasília.
A fotobiografia será publicada em 2024, e reúne aproximadamente 400 imagens cedidas pela família de JK e por acervos públicos de São Paulo, Brasília e da Casa de Juscelino, em Diamantina, um pequeno museu que abriga móveis, objetos particulares, fotos e quadros da família. Já a exposição vai itinerar por espaços culturais de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Diamantina, no próximo ano.
Nos próximos episódios, a minissérie abordará a construção de Brasília, a ebulição cultural e esportiva do país naquele momento, e o golpe militar de 1964.
Sobre Juscelino Kubitschek
Juscelino Kubitschek foi o vigésimo primeiro presidente do Brasil, eleito em 1955. Seu governo foi marcado por grandes obras, como a construção de Brasília, a abertura de estradas e a industrialização do país.
JK era um homem carismático e visionário, que acreditava no potencial do Brasil. Seu governo foi um período de grandes transformações para o país, e sua figura ainda é um símbolo de esperança e progresso.