×

BDMG Cultural celebra 35 anos com exposição de obras de mulheres

BDMG Cultural celebra 35 anos com exposição de obras de mulheres

O Instituto Cultural Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG Cultural) celebra seus 35 anos com a exposição “Não sou idêntica a mim mesma: mulheres no acervo do BDMG Cultural”. A mostra, que fica em cartaz até 10 de março de 2024, reúne 51 obras de artistas mulheres, representativas da diversidade da produção artística contemporânea em Minas Gerais.

A curadoria da exposição, assinada por Rita Lages Rodrigues, buscou abordar a diversidade da produção feminina no Brasil, sem realizar uma curadoria restritiva sobre o que se define como arte de mulheres. “O feminino aqui apresentado não existe em essência, é um feminino plural em constante construção, que questiona, inclusive, as fronteiras naturalizadas de feminino e de masculino em nossa sociedade”, ressalta a curadora.

A exposição está dividida em quatro núcleos:

  • Arqueologia: homenageia as mulheres artistas que abriram caminho para que outras pudessem trilhar sonhos e existências.
  • Terra: foca na cerâmica, pigmentos e barro, atravessando a arte popular e arte contemporânea.
  • Corpo e corporalidades: explora as diversas formas de corpo, feminino, masculino, de crianças, mulheres e homens.
  • Múltiplas matérias, múltiplas formas: apresenta pinturas, objetos, vídeos e desenhos figurativos e abstratos.

A exposição conta com obras de artistas renomadas, como Efe Godoy, Sonia Gomes, Solange Botelho, Sara Ávila e Luciana Radicchi. Também traz trabalhos de artistas emergentes, como Mariana Fonseca Laterza, Iara Ribeiro, Eliane Roedel e Massuelen Cristina.

A exposição “Não sou idêntica a mim mesma: mulheres no acervo do BDMG Cultural” é uma oportunidade para conhecer a diversidade da produção artística contemporânea em Minas Gerais e celebrar a história de mulheres artistas. A entrada é gratuita.

Publicar comentário