×

<strong><br>Valdi Afonjah e Isaar lançam single ‘Oxumarévocê’, uma homenagem ao orixá da riqueza e à comunidade LGBTQIA+ </strong>


Valdi Afonjah e Isaar lançam single ‘Oxumarévocê’, uma homenagem ao orixá da riqueza e à comunidade LGBTQIA+ 

Projeto musical estreia neste sábado (15), em todas as plataformas digitais. A iniciativa conta com a produção musical Buguinha Dub, e a composição de Afonso Oliveira 

Neste sábado (15), estreia, em todas as plataformas de streaming, o novo single, que promete fazer muito sucesso. “Oxumarévocê” é um trabalho artístico puxado pela voz de dois importantes artistas pernambucanos, destaques na cena musical afro-brasileira. São eles: a cantora, compositora e instrumentista, Isaar; e o músico, compositor e cantor, Valdi Afonjah.   A música, criada em homenagem ao orixá da riqueza e à comunidade LGBTQIA+, é composta pelo produtor cultural e pesquisador em cultura popular, Afonso Oliveira, com produção musical de Buguinha Dub. 

A ilustração do projeto, que vai circular nas redes sociais, assinada pelo artista Toni Braga, traz um contorno preto, sobreposto em um plano de fundo na cor vermelha, juntamente com elementos que retratam os rostos de Isaar e Valdi Afonjah, em fusão com Oxumaré. “Entre os Orixás, que tiveram origem no Reino de Daomé (1600 e 1904), teve a grande serpente do arco-íris, símbolo da aliança entre os homens e a eterna paz dos deuses. E conta a história, que Oxumaré, símbolo do orixá da riqueza, mitologicamente, seria um hermafrodita, macho e fêmea em um só corpo, um servidor de Xangô. Coube a ele a função de recolher a água caída sobre a Terra e levá-la de volta às nuvens. Levando em consideração todo esse contexto, buscamos, também,trazer essa representatividade para além do trabalho musical”, diz Afonso Oliveira.

Artista negra da periferia do Recife, Isaar, conta da felicidade de poder contribuir com o projeto musical com sua dupla. “Eu e Afonjah temos uma sinergia incrível, somos negros e nos conhecemos há muitos anos. Nossa parceria em “Oxumarévocê” já gerou muitos frutos. Estou muito feliz em tocar junto com esse grande artista”, afirma.

O mesmo sentimento de emoção e reconhecimento ao novo trabalho também está presente nas palavras de Valdi Afonjah. “Isaar é uma das melhores cantoras do Brasil, ela tem uma história e vibe incrível. É um momento muito importante na minha carreira, porque estou ao lado dela criando, tocando e mostrando a força da música preta. Quando Afonso compôs essa música e me convidou para a parceria, foi muito natural a gente pensar em Isaar. Passamos muitos anos viajando o mundo e amadurecendo enquanto artistas, e depois de todos esses anos, nos reencontramos”, diz.   

Afonso conta, ainda, que a música “Oxumarévocê” bebe na fonte da literatura poética, mas, sobretudo, na beleza, respeito e diversidade das pessoas. “Quando morei em Olinda eu me apaixonava pelas pessoas só em olhar, e mesmo sem elas saberem de todo aquele amor, eu me sentia feliz. E, claro, em meio a todo aquele cenário de história e arquitetura da cidade Patrimônio, tudo parecia ficar ainda mais perfeito. Diante de toda essa abundância de felicidade que habita em mim, ao observar as pessoas, tive a ideia de compor essa música.  Nesse contexto, compreendi que “Oxumaré” representa tudo isso que a comunidade LGBTQIA+ vive e busca nos mostrar”, finaliza. 

Fotos : Erlânia Nascimento

LETRA DA MÚSICA “OXUMARÉVOCÊ”

Pelas ruas de Olinda vejo desfilar – Oxumarévocê

Esse seu jeito maneiro de conquistar – Oxumarévocê

Sua natureza faz o mundo girar – Oxumarévocê

Sua cor o seu cabelo que me faz sonhar – Oxumarévocê

Seu cheiro de flôr e o sol de manhã – Oxumarévocê

E você nem me conhece Oxumaré

E esse amor que mora aqui em mim

Mas um dia quem sabe a gente vai se amar – Oxumarévocê

Seja na África, em Olinda, em qualquer lugar – Oxumarévocê

Pelo arco-íris vem me visitar – Oxumarévocê

Quando você olha me sinto no mar – Oxumarévocê

Sua presença alucina, me faz delirar – Oxumarévocê

E você nem me conhece Oxumaré

E esse amor que mora aqui em mim

Tambor, Daomé, Oxumaré

Coração Tambor

Serviço

O quê: Afonjah e Isaar lançam single ‘Oxumarévocê’, uma homenagem ao orixá e à comunidade LGBTQIA+ 

Quando: Sábado, 15 de Outubro

Onde: Principais plataformas de streaming

Afonjah Spotify: 

Isaar Spotify:

Ficha Técnica

Composição: Afonso Oliveira/Afonjah

Voz/Baixo/Guitarra – Afonjah 

Voz – Isaar

Percussão – Felipe França

Bateria – Pernalonga

Teclado e Sintetizador – Diego Drão

Trombone – Deco Trombone

Back – Felipe França/Afonjah/Afonso Oliveira/Isaar

Ilustração da Capa – Toni Braga

Produção Musical – Buguinha Dub

Produção Artística – Felipe França

Publicar comentário