×

Montreal celebra bicentenário da independência do Brasil com duas exposições culturais de fotos

Montreal celebra bicentenário da independência do Brasil com duas exposições culturais de fotos

Olhares Cruzados desafiou fotógrafos canadenses e brasileiros a registrarem os contrastes e perspectivas existentes entre cidades espalhadas pelas duas nações

Para comemorar o bicentenário da independência do Brasil, a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), em parceria com o Consulado-Geral do Brasil em Montreal e a Université de Montréal (UdeM), lançou “Olhares Cruzados”, uma exposição fotográfica para promover o intercâmbio cultural entre o país sul-americano e várias cidades canadenses.

O projeto conta com dez fotógrafos profissionais – cinco do Canadá: Daniel Stanford, Brian Noppe, Luc Dubois, Robert Divito e Renaud Philippe; e cinco do Brasil: Kazuo Okubo, Miguel Schmitt, Renato Negrão, Ana Rodrigues e Antonio Wolff.

Embora unidos à paixão pela fotografia, eles foram desafiados a capturar suas diferentes perspectivas e visões da cidade um do outro, trocando de local por uma semana inteira para promover uma nova percepção por meio de imagens poderosas da vida cotidiana. Colocando as cidades em pares, a exposição cria um diálogo único na relação histórica entre os dois países.

A exposição com dezoito pares de fotos acontece na estação de metrô “Université de Montréal” (Montreal) e vai até 7 de outubro. Esta primeira amostra fotográfica apresenta intercâmbios culturais entre dez cidades diferentes: Montreal e São Paulo, Toronto e Rio de Janeiro, Quebec e Curitiba, Vancouver e Florianópolis, Ottawa e Brasília.

Um site foi criado pela Université de Montréal para compartilhar fotos, estatísticas e recursos adicionais: https://admission.umontreal.ca/exposition-regards-croises/

Uma segunda exposição será inaugurada ainda este mês no Aeroporto Internacional de Montréal-Pierre Elliott Trudeau, com fotos de quatro cidades – Montreal e São Paulo, Quebec e Curitiba – no terminal de embarque internacional.

A exposição será colocada fora da área segura e, portanto, será acessível ao público em geral. Com um novo voo direto ligando Montreal e São Paulo, a exposição servirá como um convite para viajar e explorar as cidades e suas regiões. A edição do aeroporto ficará aberta por um ano inteiro.

Sobre a Université de Montréal (UdeM):

Profundamente enraizada em Montreal e dedicada à sua missão internacional, a Université de Montréal está entre as melhores universidades do mundo, um seleto grupo de instituições que equivale a 1% do total de estabelecimentos de ensino universitário do planeta. Fundada em 1878, é considerada a universidade mais abrangente da francofonia, possuindo hoje 13 faculdades e escolas, e juntamente com suas duas escolas afiliadas, a HEC Montréal e a Polytechnique Montréal, constitui o maior centro de ensino superior e de pesquisa em Quebec e um dos mais importantes da América do Norte. Conta com 2.300 professores e mais de 70 mil estudantes.

Site da UdeM | Site da UdeM para Brasil | UdeM Brasil no Facebook | UdeM Brasil no Instagram

Sobre a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC):

A Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) é uma organização independente, mantida pelo setor privado e sem fins lucrativos, fundada em 1973. Há 49 anos, a CCBC aproxima pessoas, empresas, instituições públicas e privadas de vários setores nos dois países. Com escritórios no Brasil e no Canadá, a instituição atua na construção de conexões para alavancar negócios, investimentos, estimular a inovação, o intercâmbio tecnológico e cultural bilateral.

Site da CCBC | CCBC no LinkedIn | CCBC no Facebook | CCBC no Twitter | CCBC no Instagram

Publicar comentário