TV CULTURA EXIBE O CLÁSSICO DE NATAL O QUEBRA-NOZES NO DIA 25 DE DEZEMBRO

COM A CISNE NEGRO CIA DE DANÇA, APRESENTAÇÃO INÉDITA CONTA COM BAILARINOS DO THEATRO MUNICIPAL DO RJ E SOLISTAS DO THE ROYAL BALLET DE LONDRES


Em celebração ao Natal, no dia 25 de dezembro, a TV Cultura exibe o espetáculo inédito O Quebra-Nozes, clássico que esteve em cartaz no Teatro Alfa, em São Paulo. A apresentação da Cisne Negro Cia de Dança conta com a participação de bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e solistas do The Royal Ballet de Londres. Vai ao ar na faixa Clássicos, às 23h

A 39ª edição apresentada pela Cisne Negro Cia de Dança é protagonizada pelo corpo de balé fixo da companhia e recebe convidados especiais: os primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Márcia Jaqueline e Cícero Gomes, além de Isabella Gasparini e Luca Acri, solistas do The Royal Ballet de Londres. Também participam o ator Felipe Carvalhido, que há 15 anos vive o personagem Drosselmeyer, tio da menina Clara, e os solistas da Cisne Negro, Luiza Ginez e Leonardo Branco.
 

O espetáculo, dividido em dois atos, conta a fantasia de Clara, uma menina que na noite de Natal ganha muitos presentes, mas se encanta de uma maneira especial por um deles — um boneco quebra-nozes. Quando todos vão dormir, Clara vai à sala para brincar com seu novo presente, adormece e entra em um universo onde os brinquedos ganham vida, dançam, lutam, transportando-os para O Reino das Neves e Reino dos Doces. 

Lá, Clara e seu príncipe são homenageados com danças típicas de vários países e com um gracioso grandpa’s-de-deux da Fada Açucarada. Criada em 1891 pelo compositor russo Pyotr Ilyich Tchaikovsky, a versão encenada pela Cisne Negro Cia de Dança tem direção artística de Hulda Bittencourt (in memorian) e Dany Bittencourt. 

Tradicional na cidade de São Paulo, o espetáculo que recebeu o Prêmio Governador do Estado como Melhor Espetáculo de Dança — Preferência Popular, conta ainda com a colaboração de ensaiadores de expressão na área da dança, como a bailarina e maitre Denise Siqueira (ex-Solista da Cisne Negro) , o professor, diretor e coreógrafo André Malosá, bem como a ensaiadora da Cisne Negro Cia de Dança, Patrícia Alquezar.