AUTOR ABORDA PROPOSTA DE PLANO DECENAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, POLÍTICA DA ONU PARA AS FUTURAS GERAÇÕES
O professor e ex-Ministro da Fazenda, Paulo Roberto Haddad, apresenta uma importante discussão sobre o futuro do Brasil no dia 15 de março, na Academia Mineira de Letras. O economista lança o livro “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Narrativas para a construção do futuro”, publicação que trata de questões como o crescimento econômico, a inclusão social e a sustentabilidade ambiental, documentando fatos e analisando contextos históricos, desde o período colonial até o governo Bolsonaro.
Em sua obra, o autor também estabelece propostas para a implementação do Plano Decenal para a realização dos 17 ODS e a construção de um futuro coletivo mais sustentável para as próximas gerações, que serão contempladas em sua palestra. O encontro será aberto ao público e acontece na sede da AML, a partir das 19h.
O evento acontece no âmbito do Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 220355), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG.
Durante o lançamento do livro e palestra, ele também vai abordar a criação de uma Proposta de Plano Decenal de Desenvolvimento Sustentável no Brasil, conforme compromisso do Estado Brasileiro assinado na ONU em 2015. A entidade internacional estabeleceu objetivos a serem cumpridos em cooperação internacional pelos seus signatários até o ano de 2030 e o Brasil projeta-se como um dos protagonistas das transformações elencadas pelo acordo. Desse encontro entre nações e organizações surgiu o documento “Agenda 2030”, que consiste em um plano de ação global que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas, criados para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, dentro das condições que o nosso planeta oferece e sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações.
O livro que será lançado na ocasião aborda temas relevantes para o debate contemporâneo sobre a cidadania, proteção do meio ambiente e desenvolvimento social, Economia Circular, colapso dos ecossistemas brasileiros, inclusão social, Políticas Públicas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, além de crônicas selecionadas sobre os viventes das próximas gerações.
Sobre o autor
Paulo Roberto Hadad é mineiro de Oliveira. É Professor emérito da UFMG, ex-Secretário da Fazenda e do Planejamento do Governo de Minas, ex-Ministro da Fazenda e do Planejamento, consultor de instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais.
SERVIÇO:
Academia Mineira de Letras
Lançamento do livro e palestra “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Narrativas para a construção do futuro”, de Paulo Haddad.
Palestra do autor: Proposta de Plano Decenal de Desenvolvimento Sustentável no Brasil
Data: 15 de março, às 19h
Local: AML – R. da Bahia, 1466 – Centro
Entrada gratuita
Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.
Cemig
De onde vem a nossa força?
A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.
A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.
Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br