O Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos divulga sua programação
A programação apresenta os temas mais relevantes da atualidade para o setor durante os 03 dias do encontro, que acontece no Royal Palm Plaza Resort.
Durante os dias 26, 27 e 28 de outubro, acontece o Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos 2022, com o tema “O Livro que nos une”, no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas.
O encontro será realizado pela Câmara Brasileira do Livro e conta com o apoio das principais entidades do setor: Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF), Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (ABRELIVROS), Associação Nacional de Livrarias (ANL), Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (SINDIGRAF-SP), Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), Liga Brasileira de Editoras (LIBRE) e Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU).
“É uma grande oportunidade de promover a integração, o debate e a geração de conhecimento a respeito do setor editorial, além de identificar diversas ferramentas e ideias que ajudarão os participantes na atualização dos negócios”, diz Vitor Tavares, Presidente da Câmara Brasileira do Livro.
O evento tem como objetivo reunir todas as áreas da cadeia produtiva do livro, pensando em estreitar as relações e dialogar sobre os desafios e soluções para fortalecer o setor. Com a curadoria de Leonardo Neto a programação trará os temas mais relevantes da atualidade.
Os participantes terão várias opções de hospedagem como o hotel Contemporâneo, hotel Anhanguera e no próprio Royal Palm Plaza Resort. A central de atendimento é única, e pode ser contatada através do telefone (19) 2117-8002 ou por e-mail reservas@royalpalm.com.br. Além disso, utilizando o código EELDG2022 os inscritos garantem valores especiais em suas reservas.
A programação traz temas atuais e urgentes para o setor como o cenário político-econômico para os próximos anos, o futuro da distribuição do livro, metaverso e suas oportunidades e ainda propõe a discussão para uma cadeia do livro mais saudável.
Confira a programação do Encontro:
26 de outubro, quarta-feira, 18h – “Como será o próximo Congresso Nacional”
Encontro com João Carlos Lima e Rui Nogueira
No dia 26 de outubro, um novo Congresso Nacional já estará em seu estágio final. Os analistas políticos João Carlos Lima e Rui Nogueira, sócios da consultoria Patri, farão uma análise deste novo Parlamento, trazendo à luz os interesses do setor do livro.
27 de outubro, quinta-feira, 09h – “Lei Cortez em debate”
Em breve.
Os presidentes das principais entidades do livro se reúnem, para atualizar editores, livreiros, gráficos e distribuidores sobre os próximos passos do projeto de Lei no Congresso Nacional.
27 de outubro, quinta-feira, 10h15 – “Conectividade e Transparência no ecossistema do livro”
Encontro com Eduardo Cunha (BookInfo), Franciele Silva (Grupo Editorial Record), Wendel Almeida (Catavento), Daniel Rodrigues (Leitura) e mediação de Talita Facchini
O ecossistema comercial do livro é complexo: depende do bom funcionamento de cada um dos muitos elos para que tudo aconteça com eficiência e previsibilidade. Nesta mesa, livreiros e editores vão analisar ferramentas tecnológicas que ajudam a criar uma cadeia mais autônoma e que dão ao setor mais transparência e conectividade.
27 de outubro, quinta-feira, 11h30 – “O futuro da Distribuição no mundo”
Encontro Virtual com José Manuel Anta (direto da Espanha)
Nesta mesa, o espanhol José Manuel Anta, diretor geral da International Publishing Distribution Association, faz um panorama da distribuição no mundo, fala sobre o seu futuro e apresenta aos brasileiros a plataforma de matchmaking criada para dar respostas às questões entre livreiros e editores.
27 de outubro, quinta-feira, 14h30 – “Pacto por uma cadeia do livro mais saudável”
Em breve.
O futuro do livro depende de um bom funcionamento das engrenagens que compõem o seu ecossistema: editoras, livrarias, distribuidoras e gráficas. A quebra de um dos elos pode comprometer todo o mercado. Nesta mesa, diferentes players discutem um pacto por uma cadeia do livro mais saudável.
27 de outubro, quinta-feira, 16h45 – “Cadeia Produtiva: Sinergia entre Editoras e Gráficas”
Encontro com Carlos Roberto Jacomine – Presidente de Plural Gráfica e Editora e da ABRO, além de Diretor da ABIGRAF, Reginaldo Soares Damasceno – Diretor da FTD e da ABIGRAF e Clóvis Castanho – Especialista em Ferramentas de Inovação. Com a mediação de João Scortecci – Presidente da ABIGRAF-SP e Ricardo Marques Coube – Presidente do SINDIGRAF-SP.
Neste painel vamos abordar temas relevantes que fortalecem a conexão entre gráficas e editoras: revisão da norma técnica para livros didáticos, e as possibilidades de inovação e interatividade do livro impresso com o mundo digital, trazendo inclusive exemplos inspiradores.
27 de outubro, quinta-feira, 18h – “Livrarias físicas: perspectivas e futuro”
Em breve.
Nos últimos anos, o setor editorial viu crescer a venda de seus produtos pelos canais de e-commerce. Ao mesmo tempo, as livrarias físicas têm exercido um papel histórico e fundamental no ecossistema do livro e têm reflorescido em grandes cidades brasileiras. Qual perspectiva de futuro deste tipo de negócios? Livreiros respondem.
28 de outubro, sexta-feira, 09h – “TikTok para editoras e livrarias”
Encontro com Diego Moreno (TikTok), Raul Henrique Skug Ferreira (Leitura Campinas), Rafaella Machado (Grupo Editorial Record) e mediação de Maju Alves (Editora Planeta)
O TikTok tem se destacado como uma plataforma potente na divulgação de livros e no engajamento de leitores. A comprovação se vê nas listas dos mais vendidos, que passaram a ter presença garantida de livros que fazem sucesso na plataforma. Como editoras e livrarias podem imergir nesse novo mundo?
28 de outubro, sexta-feira, 10h15 – “Do vinho para o livro: Como o mercado do vinho se popularizou nos últimos anos e o que lições podemos tirar disso?”
Encontro com Suzana Barelli (O Estado de S. Paulo)
As indústrias do vinho e do livro guardam muitas semelhanças. Desde 1990, a indústria do vinho passou por uma transformação no Brasil, e desde então tem se popularizado e já se pode falar em uma “cultura do vinho” no País. E, como resultado, o consumo per capita é crescente ano a ano. Neste bate papo, Suzana irá passar as potenciais lições que o livro pode tirar deste crescente mercado.
28 de outubro, sexta-feira, 11h30 – “ESG e o livro”
Encontro com Luciano Monteiro (Santillana), Juliano Griebeler (Cogna) e mediação de Lana Pinheiro (IstoÉ Dinheiro)
Mais do que uma sigla, o ESG se tornou sinônimo de responsabilidade socioambiental, reputação e credibilidade das empresas e é um compromisso de organizações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste debate vai ser analisado como as empresas do livro podem aderir a essas políticas e quais as vantagens competitivas neste movimento.
28 de outubro, sexta-feira, 14h30 – “Oportunidades para editores e livreiros no Metaverso”
Encontro com Gabriela Dias e Eduardo Acquarone
Uma das hiper novidades que desponta no cenário mundial é o metaverso. O tema parece obrigatório em todas as discussões de negócios. As virtualidades serão complementares às realidades? Haverá uma curva de adoção ou é apenas fogo de palha? Há oportunidades para editoras e livrarias no metaverso? Em uma conversa aberta à imaginação, a mesa abrirá espaço para potenciais debates sobre a mudança que o universo do livro pode sofrer nos próximos anos com o avanço dessa tecnologia.
28 de outubro, sexta-feira, 15h45 – “A Era da Influência e o comportamento do consumidor atual”
Em breve.
O comportamento do consumidor mudou. Muitas compras migraram para o digital e as novas gerações têm preocupações socioambientais que pesam na hora de suas escolhas. Nesta mesa, especialistas traçam o perfil deste novo consumidor e mostram o que eles procuram na hora de comprar.
28 de outubro, sexta-feira, 17h – A definir
A programação está sujeita a alterações ou adaptações até a data de realização do evento.
As inscrições para participar dos 03 dias do evento já estão disponíveis, interessados podem se inscrever clicando aqui. O ingresso para não associados custa R$ 660,00. Já para associados e entidades parceiras da CBL, o investimento é de R$ 462,00 (30% de desconto). A hospedagem não está inclusa no valor da inscrição.