Dramaturgo foi um dos autores do pioneiro selo GLS Edições
O Grupo Summus lamenta comunicar o falecimento do autor Alexandre Ribondi, também ator, dramaturgo e jornalista, ocorrido no dia 10 de junho, Brasília (DF), vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral), aos 70 anos. Um dos autores pioneiros nas publicações do selo GLS Edições, foi um dos fundadores do Espaço Casa dos Quatro, importante centro cultural voltado à militância LGBTQIA+, na capital federal, onde será sepultado.
Ribondi era capixaba de Mimoso do Sul (ES), porém viveu em Brasília, onde fez carreira na dramaturgia, tendo iniciado ainda durante a repressão da ditadura militar e, por consequência, foi preso, torturado e partiu para o exílio na França. De volta ao Brasil, dedicou-se ao jornalismo cultural nos principais veículos de Brasília. Como ativista pela causa LGBTQIAP+ fundou o Grupo Homossexual Beijo Livre. Segundo informações da nota no perfil do espaço multicultural no Instagram, ele atuava como professor à frente de oficinas teatrais.
A produção literária de Ribondi foi fundamental para a formação cultural e a defesa da diversidade de gênero, com os títulos ‘A vida dos pássaros’ (2009) e na ‘Companhia dos homens – Romance gay em cinco estações’ (1999), ambos pela GLS Edições.