Inscrições para o 8º LAB Franco-Brasileiro terminam dia 12

Inscrições para o 8º LAB Franco-Brasileiro de Roteiros terminam na sexta, dia 12. A atividade integra o Festival de Cinema Francês do Brasil.
8º LAB Franco-Brasileiro de Roteiros: prazo e formato
As inscrições gratuitas ficam abertas até sexta, 12. O formulário com regulamento está disponível no link oficial do festival. O LAB será presencial no Rio de Janeiro, de 24 a 28 de novembro. A atividade antecede o festival, que ocorre nos cinemas entre 27 de novembro e 10 de dezembro. O programa é uma parceria com o Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual, referência em formação de roteiristas na França.
LAB Franco-Brasileiro de Roteiros: quem pode participar
O LAB é destinado a roteiristas, diretores e realizadores. O foco é aprimorar projetos de longas de ficção e de séries de TV. Serão selecionados 16 projetos por comissão técnica do festival. Aos aprovados, a taxa de participação é de R$ 500. As aulas serão em inglês. Os selecionados serão distribuídos em duas oficinas de longa e duas de séries.
Professores do CEEA e coordenação de excelência
O LAB é coordenado por François Sauvagnargues, especialista em ficção e ex-diretor do FIPA. Os professores convidados são Corinne Klomp, Claire Barré, Jean‑Marie Chavent e Anna Fregonese. Todos são roteiristas e integrantes do CEEA. A abordagem combina teoria e prática com foco na construção dramática.
Modalidades de roteiro e metodologia do LAB
O programa contempla duas modalidades. Longa-metragem de ficção, original ou adaptado, e série de ficção para TV. O objetivo é lapidar histórias, estruturar arcos e fortalecer vozes autorais. A metodologia acompanha a escrita e estimula soluções narrativas. O LAB promove intercâmbio entre profissionais europeus e brasileiros. A proposta também incentiva futuras coproduções entre Europa e Brasil.
Alumni e rede profissional do laboratório
Já passaram pelo laboratório nomes de destaque do audiovisual. Entre eles, Ana Rieper, Angelo Defanti, Estevão Ciavata, João Miguel, Sabrina Fidalgo e Wagner Assis. A rede fortalece conexões e favorece oportunidades no mercado.
Serviço e contatos do 8º LAB Franco-Brasileiro
As inscrições são via formulário no site do festival. Dúvidas e informações: lab@bonfilm.com.br. Contato com Melissa Bommart: (21) 98243‑2763. O LAB tem parceria com o Projeto Paradiso.
Festival de Cinema Francês do Brasil e apoiadores
O Festival de Cinema Francês do Brasil ocorre de 27 de novembro a 10 de dezembro. O evento conta com a Varilux como Patrocinador Master Apresenta. Há patrocínios de BNP Paribas, Pernod Ricard, Edenred, Voltalia e Air France. O festival tem apoio do Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, e da Prefeitura do Rio.
Bonfilm: organizadora do festival no Brasil
A Bonfilm realiza o Festival Varilux de Cinema Francês há 15 anos. O projeto já promoveu mais de 35 mil sessões para mais de 2 milhões de espectadores. Desde 2015, a Bonfilm organiza também o festival Ópera na Tela. A edição mais recente ocorreu em São Paulo em 2024.