Entrevista: Paulo Chanan, professor

- Paulo, pode nos falar um pouco sobre o que o inspirou a escrever este livro e por que escolheu esse tema?
Eu trabalho com regulação da educação superior há mais de 20 anos e os dados do Censo da Educação Superior sempre foram base para o desenvolvimento das minhas tarefas, em especial, na etapa de planejamento. Por outro lado, os microdados do Censo, local onde se encontra toda gama de informações necessárias ao bom planejamento, sempre foram inacessíveis para as instituições em geral, já que, pelo tamanho dos arquivos, não abrem em qualquer software, somente nos especializados e programáveis, que se utilizam de banco de dados acoplado. Isso tira das instituições de educação superior, especialmente as menores, informações imprescindíveis ao seu plano de expansão e manutenção de ofertas. Foi aí que eu passei a me dedicar a esse trabalho, que agora transformou-se no livro, buscando na base, tanto da Sinopse do Censo, quanto dos microdados, os números para minhas análises. Dessa forma, até o pequeno mantenedor da educação superior consegue visualizar, sob o aspecto nacional e, em alguns casos, por estado, o movimento de mercado da educação superior que lhe seja mais interessante, para que seus negócios atuem com base em informações mais sólidas e sustentáveis.
O nome do livro é A Evolução da Educação Superior no Brasil e faz conexão absoluta com seu conteúdo, pois trata-se de análises pormenorizadas de dados históricos expostos, em sua maioria, em gráficos e planilhas, focando cenários das matriculas e dos ingressantes, fazendo um recorte especial para o ensino a distância e conectando tudo isso ao mercado educacional superior, de onde, também, busco dados específicos.
- O livro aborda planejamentos estratégicos para o setor da Educação Superior no Brasil. Quais são as principais mudanças e desafios que você identifica nesse cenário?
A principal mudança que vem ocorrendo desde 2017, é o crescimento alarmante do ensino a distância. Isso altera, completamente, a formatação dos negócios na educação superior, já que esse crescimento veio acompanhado de fatores como: a) diminuição do ticket médio na modalidade a distância; b) diluição dos alunos nos polos de ensino presencial, das diversas instituições ofertantes; c) aumento na evasão de alunos, especialmente nos anos iniciais dos cursos na modalidade a distância; d) ofertas sem qualidade de cursos de saúde e engenharia a distância, o que já impacta negativamente nos resultados de ENADE desses cursos; e e) movimento frenético, com entrada e saída de cursos, no ranking dos 10 maiores em número de ingressantes e matriculados, tanto no ensino presencial, quanto no ensino a distância.
Toda essa dinâmica está impactando as ofertas, fazendo com que os negócios percam rentabilidade e volume de receitas numa velocidade muito elevada. Isso tudo pode não dar ao mantenedor tempo de arrumação necessário, para que sua instituição não alcance um ponto de irreversibilidade operacional.
O maior desafio é compreender tudo isso e alinhar o planejamento estratégico, contemplando ofertas presenciais e a distância, de maneira a ensejar a continuidade e crescimento do negócio, especialmente até o mercado apresentar, de uma forma geral, um platô para esse crescimento da EAD.
- Como foi o processo de pesquisa e escrita deste livro? Quais foram as fontes de informação mais importantes para o seu trabalho?
Venho fazendo a pesquisa, anualmente, desde 2010 e, a partir de 2016, passei a publicar pequenos artigos com algumas análises. As fontes sempre foram as oficiais do INEP, Sinopse Estatística e Microdados do Censo da Educação Superior. Além disso, sempre usei fontes auxiliares de estudo, como o Mapa do SEMESP e a Análise Setorial da Hoper, dentre outros.
- Sabemos que o livro recebeu apoio da Pearson. Poderia explicar como essa colaboração aconteceu e qual foi o papel da Pearson no lançamento?
O livro ser editorado pela Pearson, para mim, foi uma das maiores conquistas. Ter o apoio da maior editora do mundo no lançamento fez total diferença, para que o livro possa alcançar a divulgação necessária entre os mantenedores e especialistas da educação superior.
- Você mencionou a Biblioteca Virtual como um local onde o livro está disponível. Como essa plataforma pode ser útil para gestores de instituições de ensino?
Atualmente, a Biblioteca Virtual da Pearson, especialmente para a área de gestão, é a mais difundida no Brasil. São mais de 4 milhões de usuários, dentro os quais, mantenedores, professores e especialistas da educação superior, que podem ter interesse nas análises que o livro traz. Assim, estar exposto a consulta na BV, é mais um diferencial que pode proporcionar a difusão, em escala, da obra.
- Conte-nos, Paulo, qual foi o momento mais emocionante para você durante o lançamento do livro no FNESP?
O lançamento em si e o trabalho feito pela Heloiza Avilez e sua equipe foram, pra mim, o ponto alto e mais emocionante do evento. O carinho que recebi da equipe da Pearson no stand e a gentileza com que me ajudaram a receber todos os convidados para o lançamento, transformaram a noite num momento especial e inesquecível para mim.
- Pode compartilhar conosco alguma história engraçada ou interessante dos bastidores desse evento?
Muito interessante foi receber a Presidente do SEMESP, Profa. Lúcia Maria Teixeira, que veio acompanhada do Diretor Executivo do SEMESP, Rodrigo Capelato, ambos amigos queridos, que ficaram um tempo ali no stand, inteirando-se do livro e levando a obra autografada, para divulgarem junto aos associados do SEMESP. Destaco esse momento como ponto alto, pois estávamos no maior evento de educação superior da américa latina e são esses dois amigos, juntamente com suas equipes, os grandes responsáveis pela edição do FNESP 2023. O evento foi magnífico e termos podido lançar o livro nele, acredito ter sido um plus ultra gratificante.
- Se você pudesse escolher um trecho do livro que acha mais inspirador, qual seria e por quê?
Eu escolheria o recorte que fiz sobre a EAD, a partir da pág. 87. O que o empresário brasileiro de educação superior precisa é de inspiração para remodelar sua instituição. Nesse sentido, a compreensão sobre o que está acontecendo com a EAD é fundamental. Debruçar-se nos gráficos e análises que coloquei nesse recorte, pode fazer muita diferença na manutenção operacional saudável de sua instituição.