- Você tem uma formação diversificada, desde Fisioterapia até Teologia e Psicologia Junguiana. Como essas áreas influenciam sua visão sobre educação financeira e investimentos?
A formação em fisioterapia me permitiu trabalhar e ganhar muito dinheiro de segunda a segunda feira , tanto na clínica , como em home care e atendimento na minha própria casa de final de semana na área de pós operatório de cirurgia plástica . Nesse período eu já investia mais de 50% do que eu ganhava e aos 27 anos alcançei e o meu primeiro milhão incluindo meu patrimônio também. A formação em teologia me ensinou que a prosperidade tem tudo a ver com a espiritualidade; segunda a Bíblia, Deus é o dono do ouro e da prata, daí nós que temos a missão de fazermos bom uso do dinheiro e administra lo como mordomos de Deus aqui na terra. Aliás a Bíblia fala mais de 1 mil vezes sobre prosperidade. A formação em psicologia junguiana me trouxe autoconhecimento o que me permitiu descobrir as minhas habilidades e propósito existencial, no meu caso educador financeiro.
- O que te motivou a fazer a transição de suas áreas de formação original para o mundo dos investimentos e da educação financeira?
Eu era apaixonado em ser fisioterapeuta, o mundo da estética, da cirurgião plástica era o meu propósito existencial naquela época, temos no decorrer da vida vários propósitos neh, de acordo com a nossa idade e fase , entretanto desde criança eu fui empreendedor, aqui eu tinha o meu próprio consultório.
Porém nesse período meu pai teve um câncer na Bahia e tive que voltar para lá para cuidar dele. Lá no interior onde morava meus pais não tinha cirurgião plástico então eu fui saindo da minha área e ajudar o meu pai no comércio dele . Então aproveitei e fiz uma pós em gestão estratégica de negócios e aprimorei a minha vocação de empreender. Em sociedade com meu pai , abri um posto de combustível que foi um sucesso lá na cidade do Morro do chapéu , o primeiro a funcionar 24 horas por dia. Daí fui pegando o gosto cada vez mais por dinheiro, dinheiro é bom neh!
- Como a disciplina, que você coloca como um dos pilares para alcançar o sucesso financeiro, esteve presente em sua trajetória pessoal?
Desde os 7 anos de idade eu sou disciplinado. Eu vendia abacate não gastava nenhum real , depois comecei usar o dinheiro para investir em doces e balas e vender na porta da minha casa. Nunca gastando e economizando. As 9 anos de idade eu abri uma poupança por iniciativa própria e todo mês disciplinadamente eu depositava um valor e acompanhava os rendimentos. Ou seja eu me tornei um investidor financeiro aos 9 anos de idade até os dias de hoje.
- Seu primeiro livro, “Do Abacate ao Milhão”, é bastante didático e acessível. O que te inspirou a escrever uma obra tão prática sobre enriquecimento?
Meus pais eram pobres de morar em barracos de comunidade, porém através do trabalho, da disciplina e o ato de economizar os tornaram empreendedores. Então eu tive ótimos exemplos em casa. Quando eu escrevi o livro do Abacate ao milhão eu percebi que eu tinha uma facilidade em vender, ganhar, administrar e multiplicar dinheiro. Percebi que a maioria das pessoas que eu conheciam não tinham e que eu poderia ensiná-los a ter uma relação mais saldável com o dinheiro a ponto disso não ser um perrengue na vida deles. E comecei ensinar para os meus amigos e comunidades que frequento . Dai surgiu o livro para registrar aquele conteúdo que apresentava por onde me convidavam.
- No livro “Cresça e Enriqueça”, você fala sobre “os segredos da prosperidade plena”. Como você definiria a prosperidade plena, e como ela vai além de apenas ter dinheiro?
A prosperidade plena é ver o dinheiro de uma forma saudável, baseado nos princípios bíblicos, e entendendo que a riqueza tem um propósito maior: ajudar aqueles que não tem.
- Você menciona a importância de uma mudança de mentalidade para alcançar o sucesso financeiro. Quais são os maiores bloqueios mentais que as pessoas enfrentam quando tentam enriquecer?
Os maiores bloqueios mentais é uma condição de estado interno onde a pessoa tem mente de escassez caracterizado por:
• ESCOLHE O SOFRIMENTO
* PRESO A MEMÓRIAS DE SOFRIMENTO
* POTENCIALIZA AS PERDAS
* FOCO NO PROBLEMA
* ESTAGNADO
* BAIXO ESTIMA
* TERCEIRIZA A CULPA
* NÃO SE SENTE MERECEDOR
* TUDO O QUE OUVE GERA DESCONFIANÇA
* INTERPRETA A VIDA COMO ALGO TERRÍVEL
Essas características impedem de prosperar, é necessário uma reprogramação mental para que a pessoa desperte uma mentalidade de abundância e de possibilidades caracterizado por: ESCOLHE A GRAÇA
* MOTIVADO PELAS MEMÓRIAS DE SUPERAÇÃO
* RESSIGNIFICA OS PROBLEMAS
* FOCO NAS SOLUÇÕES
* AGE APESAR DO MEDO
* ESTIMA POR SI MESMO
* ASSUME AS RESPONSABILIDADES
* FILANTRÓPICO
* ABERTOS AOS DESAFIOS
* INTERPRETA A VIDA CHEIA DE OPORTUNIDADES
- Como a sua própria experiência de vida te ajudou a definir os “10 segredos” e os “7 passos” abordados em seus livros?
Tanto os 7 passos como os 10 segredos são pautados na minha própria vivência. Eu fui dando um significado positivo ao dinheiro, fui percebendo que existe comportamentos que atraia mais dinheiro e que repelia , que a construção de metas eficazes me levava a atingir todos os meus objetivos que me predispus a pagar o preço , que investir mensalmente hoje construiu um futuro maravilhoso e que a generosidade é o segredo multiplicador
- Em seu livro, você discute a criação de uma segunda fonte de renda. Que conselho você daria para quem está começando a buscar essa segunda fonte de renda?
Sim eu aconselho a buscar uma segunda fonte de renda. Nos EUA as pessoas tem 2 , 3 empregos. Então para alcançar a liberdade financeira é necessário trabalhar num segundo emprego , ou fazer free lance de algum serviço como motorista de aplicativo, de passear com cachorro, de limpeza doméstica, todos trabalho são digno. Sabe as pessoas graduadas aqui fazem esse serviço lá fora e porquê não fazer aqui para aumentar a sua renda se houver tempo disponível, claro. Ou começar a vender algo como brigadeiro, marmita fitnes. É fundamental começar a investir para proporcionar rendimentos passivos.
- Você aborda a “escravidão causada pelas dívidas”. Na sua opinião, quais são os passos mais eficazes para quem deseja sair do ciclo de endividamento?
Hoje, no Brasil, cerca de 70% das pessoas estão com o nome negativado. Todavia, existe situação em que a pessoa endividada não tem sobra alguma no orçamento para pagar uma mínima parcela e nessa situação o plano agora é emergencial. Como? Venda o que não usa. Venda aquela bota que você comprou um dia e nunca fez frio o suficiente para usar, aquele colar que você ganhou da sua cunhada e não combina com o seu estilo (aja discretamente); aquela prancha de surfe que você comprou por impulso em um momento em que achou que podia ser o Gabriel Medina. A bicicleta do seu filho que ficou pequena. Já pensou em quanto dinheiro está escondido no seu guarda-roupa, nos armários da cozinha, no quintal? Venda sem medo e invista o dinheiro. Você não precisa da esteira ergométrica que está encostada há cinco anos servindo de cabide. Pode ser o seu celular caro, você vende ele e compra um mais em conta até passar essa fase. Pode vender a TV ou seu notebook, relógio, joias, moto, enfim, qualquer produto de valor.
Primeiro temos que colocar todas as suas dívidas na ponta do lápis. Escolher as mais urgentes, como as dívidas de cheque especial e rotativo do cartão de crédito. Depois localizar a origem da dívida, pois quando essa chega no SCPC on SERASA, já passou por vários intermediários, incluindo empresas de cobrança, advogados etc.
Após localizar a origem da dívida, entrar em contato para uma possível negociação de acordo com as suas possibilidades, pois não adiantará fazer outro acordo, no qual não irá honrar. Veja uma parcela que seja adequada ao seu orça-mento, o importante é você dar um passo em direção ao acordo, e mostrar para o Universo e para Deus que você está disposto a honrar o que foi pré-estabelecidos e se tornar uma pessoa de crédito novamente.
Essa tomada de consciência mudando a rota da acomodação e do esquecimento para rota do acerto de contas, é transformador. Você muda o fluxo da sua vida trazendo alegria, satisfação e um novo recomeço.
- Para alguém que está começando no mundo dos investimentos, quais são os maiores erros que devem ser evitados?
Os maiores erros a serem evitados para quem está começando no mundo dos investimentos é querer ganhos rápidos, fuja desses tipos de investimentos. Prefira os investimentos de renda fixa a princípio, depois de estudar e conhecer vai diversificando nas rendas variáveis. O enriquecimento é um processo, não tente pular etapas que você vai se dar mal lá na frente.
- Você destina o lucro dos seus livros para a ONG Sementes do Amanhã. Poderia nos contar mais sobre os projetos desenvolvidos pela ONG e por que você decidiu vincular sua obra literária a essa causa?
A ONG Sementes do Amanhã foi um projeto de gratidão por tudo de bom que recebo dessa vida , inclusive dos meus ganhos onde destino 15% do que ganho mensalmente para doação incluindo a ONG. O lucro do livro vai totalmente porque pra mim ser um educador financeiro é uma forma de contribuir no mundo assim como a ong que alimentamos há 7 anos 50 crianças diariamente no sertão da Bahia além de aulas de matemática, leitura, música e serviços de atendimento na área da saúde. Porque a prosperidade anda lado a lado com a caridade . Aliás esse é o propósito de ser próspero , é para transbordar!
- Como o trabalho da ONG Sementes do Amanhã se conecta com sua missão de promover a educação financeira?
A ONG Sementes do amanhã se conecta com a minha missão de educador financeiro porque é um espaço que me permite a sair do meu eu, do meu ego, do meu ungido, e me permite a possibilidade de doar , de ajudar , de voluntariar, de ofertar , de ensinar, de ser solidário e de levar um pouco de dignidade ao próximo .
- Quais são os próximos passos na sua carreira como escritor e educador financeiro? Podemos esperar novos livros ou projetos em breve?
Sim o próximo livro será Educação Financeira para as Crianças com o Tio Doblas.
14. Para quem está buscando alcançar a independência financeira, que conselhos você deixaria como mensagem final?
Acredite que é possível ter um milhão porque somos capazes de realizar somente aquilo que a mente consegue imaginar. Tenha um segundo trabalho ou uma segunda fonte de renda. Saiba economizar, corte os supérfluos, aprenda educação financeira. Pague as suas dívidas. Poupe mensalmente, não espere sobrar dinheiro, comece com 10%, depois 20%… , entre no mundo dos investimentos e veja o poder dos juros compostos e sempre seja grato em atitude sendo voluntário de algum ambiente transformador e doe um pouco do que vc tem porque existe muitas pessoas que não tem uma mesa farta como nós temos. Que Deus te abençoe com bençãos espirituais e materiais!