As obras de revitalização foram realizadas com investimentos de diversas empresas
A Comgás, maior distribuidora de gás natural encanado do Brasil, foi uma das patrocinadoras da reconstrução do Museu do Ipiranga, que ficou fechado durante nove anos e foi reaberto no dia 7 de setembro, feriado que marca a Independência do Brasil. Os aportes para as obras de reconstrução do museu foram feitos via Lei de Incentivo à Cultura e com investimentos diretos de empresas e da administração pública, sendo que a Comgás é uma das principais apoiadoras do projeto.
Além de ter participado do patrocínio com recursos próprios, a distribuidora também está presente em um grande cenário do museu: a pira do Altar da Pátria, localizada no Monumento à Independência. O fogo que ali simboliza o amor incondicional à pátria ficou apagado desde 2015, para restauração do local, e, neste momento, o fornecimento do gás foi retomado pela empresa, que fornecerá, em média, 2.000 m³ por mês.
A Comgás também foi responsável pela extensão da rede para o fornecimento ininterrupto de gás natural em dois geradores do museu, cada um com 500 kVA, além de construir um ramal, com uma base de 300 m³ de consumo ao mês, para o futuro restaurante que será instalado na área externa do museu.
Sobre o museu
O Museu do Ipiranga é a sede do Museu Paulista, especializado em história e cultural material e integra a Universidade de São Paulo. O edifício em que hoje estão instaladas as exposições e espaços para atividades educativas e culturais foi projetado para ser um monumento em comemoração à Proclamação da Independência, ocorrida em 1822. O edifício foi construído entre 1885 e 1890. Em 1894, o recém-criado Museu do Estado (Museu Paulista) foi transferido para o monumento. Foi assim que as histórias do Museu público mais antigo de São Paulo e do Monumento à Independência se misturaram e, desde então, ele ficou conhecido como Museu do Ipiranga.
O projeto Museu do Ipiranga 2022 teve como objetivo a restauração e modernização completa do Museu do Ipiranga, visando a sua reabertura para as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil em 2022. O novo projeto previu que todo o edifício, patrimônio tombado nas três esferas do governo, fosse dedicado exclusivamente à visitação pública, com exposições e espaços de fruição visual de sua arquitetura monumental plenamente renovados, com acessibilidade universal e integrados ao conjunto urbanístico do Parque da Independência.
Sobre a Comgás
A Comgás possui mais de 20 mil quilômetros de rede de distribuição de gás natural encanado em 94 municípios, abastecendo os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e disponibilizar gás para usinas de termogeração. Com fornecimento ininterrupto e atendimento 24h, a companhia atende mais de 2,3 milhões de clientes em sua área de concessão no Estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.