Longa de animação Tainá e os Guardiões da Amazônia – Em Busca da Flecha Azul tem pré-estreia especial na COP30

Longa de animação Tainá e os Guardiões da Amazônia – Em Busca da Flecha Azul tem pré-estreia especial na COP30

Nova aventura da jovem guardiã da floresta será exibida no dia 13 de novembro, na Casa BNDES, em Belém, dentro da programação oficial da conferência do clima.


Depois de passar por festivais como o Festival do Rio e a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, o longa-metragem de animação “Tainá e os Guardiões da Amazônia – Em Busca da Flecha Azul” realiza sua primeira pré-estreia oficial em um palco simbólico: a COP30, em Belém (PA). A exibição acontece no dia 13 de novembro, na Casa BNDES, localizada no recém-restaurado Complexo dos Mercedários, no centro histórico da capital paraense.

O filme, produzido pela Sincrocine Produções, traz uma poderosa mensagem sobre preservação da Amazônia, ancestralidade e protagonismo dos povos indígenas, temas diretamente alinhados à pauta ambiental global.

“É uma grande honra realizar essa pré-estreia na COP30. Tainá é uma ação cultural repleta de simbolismo e amor pela floresta. Esperamos que essa história inspire orgulho e responsabilidade nas novas gerações, para que cuidem da Amazônia, que é parte de quem nós somos”, destaca Virginia Limberger, produtora do longa.


🌿 Uma nova jornada pela floresta

Em “Tainá e os Guardiões da Amazônia – Em Busca da Flecha Azul”, a jovem heroína é treinada pela sábia Mestra Aí — uma ancestral bicho-preguiça dublada por Fafá de Belém — para se tornar uma Guardiã da Amazônia.
Durante a aventura, Tainá conhece seus novos amigos: Catu, o macaquinho encrenqueiro; Pepe, o urubu-rei sábio; e Suri, a ouricinha charmosa. Juntos, eles partem em busca da Flecha Azul, amuleto ancestral que protege a floresta.
A jornada se transforma em uma verdadeira missão de coragem e amizade para enfrentar o terrível Jurupari, que ameaça destruir a Amazônia.

A direção é assinada por Alê Camargo e Jordan Nugem, com roteiro de Gustavo Colombo, e trilha sonora original de Ed Cortês e Felipe Sciotti. O elenco conta ainda com Juliana Nascimento (Tainá), Caio Guarnieri (Catu), Laura Chasseraux (Suri) e Yuri Chesman (Pepe).


🌎 Um símbolo da cultura brasileira

A personagem Tainá marcou gerações nos anos 2000 com sua trilogia de filmes live-action e, mais tarde, com a série animada que soma mais de 20 milhões de visualizações no YouTube.
O novo longa faz parte do mesmo universo da série e mostra como o grupo de amigos — os Guardiões da Amazônia — se conheceu.


🎥 Ficha Técnica

  • Título: Tainá e os Guardiões da Amazônia – Em Busca da Flecha Azul
  • Gênero: Aventura / Animação
  • Duração: 78 minutos
  • Direção: Alê Camargo e Jordan Nugem
  • Roteiro: Gustavo Colombo
  • Produção: Virginia Limberger
  • Estúdio de animação: Hype Entertainment
  • Distribuição: Paris Filmes e RioFilme
  • Produção: Sincrocine Produções
  • Coprodução: Tietê Produções, Hype Entertainment, Brisa Filmes, Claro e RioFilme
  • Patrocínio: BNDES e Fujifilm
  • Apoio: Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal, ProAC e Governo do Estado de São Paulo

💬 Sobre os realizadores

Sincrocine Produções
Com mais de 40 anos de história e 27 longas-metragens no currículo, a Sincrocine é responsável por sucessos como a trilogia Tainá e Qualquer Gato Vira-Lata.

Hype Entertainment
Premiado estúdio brasileiro de animação, integra o coletivo latino-americano Los Amigos e produz conteúdos para canais como Disney, Nickelodeon, Paramount e Netflix.

Paris Filmes
Maior distribuidora independente do Brasil, responsável por sucessos nacionais e internacionais como De Pernas pro Ar, Extraordinário e Jogos Vorazes.

📅 Pré-estreia: 13 de novembro
📍 Local: Casa BNDES – Complexo dos Mercedários, Belém (PA)
🎟 Evento: COP30


🔗 Acompanhe nas redes sociais:
📺 YouTube: @tainaeosguardioesdaamazonia
📸 Instagram: @tainaeosguardioesdaamazonia

marramaqueadmin