Agência Pública lança podcast sobre a verdadeira caça às bruxas

Agência Pública lança podcast sobre a verdadeira caça às bruxas

A Agência Pública lança o podcast “Caça às Bruxas – uma história de terror real” no dia 31 de outubro, em pleno Halloween. A produção jornalística resgata a verdadeira história da caça às bruxas de Salém, que marcou o século XVII com julgamentos e execuções de mulheres acusadas de feitiçaria.

Dirigido e narrado por Natália Viana, diretora executiva e cofundadora da Pública, o podcast apresenta uma investigação histórica sobre os processos legais que condenaram mulheres à morte em Massachusetts, em 1688. A ideia surgiu enquanto Natália estudava na Universidade de Harvard e conheceu uma mulher descendente de uma das acusadas de bruxaria.

Podcast investiga o feminicídio original da civilização ocidental

Para Natália Viana, a história da caça às bruxas representa “feminicídios respaldados pelo Estado”. Segundo ela, o projeto busca entender a estrutura social e jurídica que legitimou a violência contra mulheres. “Essa é uma investigação sobre o feminicídio original da nossa civilização ocidental”, afirma.

O podcast combina rigor jornalístico e linguagem dramática. A equipe de produção recriou o ambiente de Salém com a ajuda de 14 atores dirigidos por Mika Lins, que também assina a dramaturgia. Documentos originais, visitas a locais históricos e encenações ajudam o ouvinte a mergulhar nos acontecimentos de mais de 300 anos atrás.

Série semanal e live sobre história das mulheres

Com cinco episódios inéditos, lançados sempre às sextas-feiras, às 13h, o podcast estará disponível nos principais tocadores, no site e no canal da Pública no YouTube.

Além do lançamento, uma live especial sobre a caça às bruxas e a história das mulheres acontece no dia 4 de novembro, às 19h30, com Natália Viana e a historiadora Suzana Veiga (UFPE). O encontro discutirá poder, misoginia e resistência feminina ao longo dos séculos.

marramaqueadmin