Curadora artística lista cinco filmes imperdíveis sobre arte para assistir e enriquecer o repertório cultural

Fundadora da UP Time Art Gallery, Marisa Melo é quem indica as principais obras cinematográficas para quem busca aprender e se aprofundar no universo e história da arte
Marisa Melo, curadora artística e fundadora da UP Time Art Gallery – Créditos: Divulgação
Muito além do entretenimento, o cinema desempenha um papel significativo nos âmbitos social, cultural, histórico e econômico da sociedade, atuando como reflexo da mesma. Poderosa ferramenta de expressão e comunicação, a cinematografia foi intitulada como a “sétima arte” na icônica obra “Manifesto das Sete Artes”, a qual o intelectual italiano Ricciotto Canudo elencou, em 1923, as sete principais artes clássicas da humanidade, sendo elas, respectivamente: arquitetura, escultura, pintura, música, literatura, dança e cinema.
“O cinema representa uma das formas artísticas mais abrangentes e complexas. Nele, é possível trabalhar diversos formatos de arte, como a música, artes cênicas, literatura e arquitetura, tudo em uma única obra”, explica Marisa Melo, curadora artística e fundadora da UP Time Art Gallery, galeria itinerante que busca divulgar o que há de melhor no universo da arte contemporânea. De acordo com ela, a cinematografia também atua como importante acervo histórico, educativo e cultural, o qual representa e documenta os valores e princípios de cada época. “Seja nos filmes, séries ou em documentários, histórias são contadas de maneira lúdica e intelectual, ficando registradas na eternidade, assim como a arte”, complementa.
Abaixo, a curadora artística lista cinco principais obras do cinema para quem deseja enriquecer o repertório e aprender mais sobre arte. Confira, a seguir:
- Grandes Olhos (2014)
Com direção de Tim Burton, o drama conta a história real da pintora Margaret Keane, representada por Amy Adams, que ficou conhecida como uma das artistas mais rentáveis no ano de 1950, em virtude de seus retratos de crianças com grandes olhos. Defensora das causas feministas, a artista lutou judicialmente contra o próprio marido, o também pintor Walter Keane (Cristoph Waltz), que afirmava ser o verdadeiro autor de seus trabalhos.
- Caçadores de Obras Primas (2014)
Durante a Segunda Guerra Mundial, 13 especialistas de diferentes nacionalidades são reunidos para investigar o roubo de obras de arte por parte dos nazistas, durante o regime de Adolf Hitler. A trama percorre os territórios da França, Bélgica e Alemanha em busca das peças e conta com a direção e atuação de George Clooney, além de grandes nomes do cinema, como Bill Murray, Matt Damon, John Goodman, entre outros.
- A Dama Dourada (2015)
Inspirado em fatos reais, o filme retrata o drama de Maria Altmann (Helen Mirren), judia sobrevivente da Segunda Guerra Mundial, que processa o governo austríaco para recuperar a pintura de sua tia, denominada “A Mulher de Ouro”, de Gustav Klimt, que foi furtada durante o período nazista. A trama explora, com suspense e riqueza de detalhes, a importância histórica de obras primas, além de abordar temas como memória e herança.
- Minha Obra Prima (2018)
Do diretor do filme “O cidadão Ilustre”, a trama conta a história da amizade entre o pintor decadente Renzo Nervi (Luiz Brandoni) e o jovem negociante de obras de arte, Arturo Silva (Guillermo Francella), que faz o possível para vender os trabalhos do pintor argentino. Após um acidente inesperado, os dois enxergam uma oportunidade inédita de ganhar dinheiro dentro do mercado de obras de arte.
- Toda Arte é Perigosa (2019)
O thriller traz a história de como Joshephina (Zawe Ashton), assistente em uma famosa galeria de arte, descobre as pinturas de um excêntrico e obscuro pintor, após a sua morte. Com grandes nomes do cinema, como Jake Gyllenhaal, Toni Collette e John Malkovich, a trama retrata o mistério por trás da exposição lançada com as obras do então falecido pintor e as consequências amaldiçoadas e terríveis que estavam por trás dos trabalhos.
Serviço UP Time Art Gallery:
Site
Instagram
Telefone: +55 (11) 99724-0909
Sobre a UP Time Art Gallery
Galeria de arte itinerante que reúne artistas do Brasil e de países da Europa para disseminar o que há de melhor no cenário da arte contemporânea. Fundada por Marisa Melo, empresária no mercado de arte, a galeria alcança mais de 30 países ao redor do mundo, apresentando exposições 3D e presenciais com um time de artistas distintos.
Sobre Marisa Melo
Marisa Melo é formada em Propaganda e Marketing, Moda e Fotografia. Paulistana, é fundadora e curadora artística da UP Time Art Gallery, galeria itinerante que reúne artistas do Brasil e de diversos países da Europa e tem como principal objetivo divulgar e disseminar o que há de melhor no cenário da arte contemporânea. Membro da Associação Internacional de Arte, a empresária também é formada em Gestão de Negócios, Arte e Estética e Design Gráfico, conquistando exposições ao redor do mundo, como no Carrousel du Louvre, em Paris, no mês de abril de 2022, e na Feira Internacional de Arte de Barcelona (FIABCN), na Espanha, em novembro.