5 dicas para quem quer começar a escrever
*Por William Costa, fundador da App Universo.
A escrita é uma forma valiosa de comunicação. Ela também pode ser um grande hobbie e até uma ferramenta para melhorar a saúde mental, já que é possível usá-la para expressar e organizar pensamentos e sentimentos. Assim, muitos desejam começar a escrever, mas não sabem o que é preciso para conseguir unir as melhores palavras que expressem as suas ideias em um só texto.
As pessoas acreditam que somente especialistas em escrita ou literatura podem fazer isso. São muitos os gêneros disponíveis, entre eles crônicas, contos, artigos, cartas, poemas e romances; portanto, não é difícil encontrar aquele que se encaixa nas suas habilidades. O mais importante, afinal, é saber que a escrita não é restrita àqueles que trabalham com ela, mas uma prática incrível que pode ajudar você a se expressar para o mundo de maneira bastante livre.
Se deseja começar a escrever, mas não sabe como, veja abaixo as dicas que vão inspirar você a dar esse pontapé inicial no universo das palavras.
1. Comece
Essa dica pode parecer um tanto óbvia, porém muitas pessoas desejam trazer a escrita para a sua rotina, mas nunca dão o primeiro passo, que, normalmente, é o mais desafiador: simplesmente começar. Você não precisa ser um expert em roteiros, literatura ou mesmo em língua portuguesa para fazer um bom trabalho. Começar é o pontapé inicial que você tanto procura. Além disso, para que você descubra como é a sua escrita e para que possa identificar os pontos que devem ser melhorados dali em diante, é preciso se arriscar em um primeiro momento.
Depois disso, será possível lapidar os seus textos usando as próximas dicas.
2. Leia bastante
Ao abrir espaço na sua rotina para leituras, você consumirá conteúdos, histórias e ideias que lhe servirão para as próprias criações. Quanto mais você ler, maior será o seu repertório e mais íntimo do universo da escrita você estará, além de conhecer novos gêneros literários e novas palavras, já que a nossa língua é vasta.
3. Crie um “espaço de escrita’’ na sua casa
A escrita é uma arte e está muito ligada à criatividade, então criar um espaço inspirador dentro da sua casa e dedicado aos momentos em que você vai escrever pode fazer toda a diferença em termos de estímulo. Crie um ambiente aconchegante, leve, que reúna coisas que fazem você se sentir feliz e inspirado. Algumas dicas do que usar: fotografias, velas aromáticas, canetas coloridas. Montar uma playlist com suas músicas preferidas para ouvir nesse espaço também vai ajudar.
4. Pratique diariamente
Já ouviu falar que a prática leva à perfeição? Com a escrita, isso funciona perfeitamente. Quanto mais você se permitir escrever diferentes textos, sem rótulos e sem cobranças para escrever perfeitamente bem logo de cara, maior será a experiência acumulada com o passar dos dias e cada vez menor será o medo de produzir. Para que a escrita se torne um hábito, ela precisa ser feita com constância. Em vez de querer escrever vários textos por dia, em uma tentativa de se tornar expert em pouco tempo, procure fazer um texto por dia.
5. Descubra sites e aplicativos do universo da escrita
Sites e aplicativos que falam sobre escrita são ótimos lugares para aprender coisas novas desse universo tão rico e para encontrar novas inspirações. Nesses ambientes é possível conhecer pessoas com interesses semelhantes e trocar ideias que podem enriquecer essa nova prática presente em sua vida.
Escrever é um processo bastante criativo, profundo, então, ter com quem compartilhá-lo pode trazer ainda mais motivação na hora de criar os seus textos. Esses sites e aplicativos, normalmente, permitem que sejam publicadas histórias dos mais diversos gêneros literários, além de encontrar novos autores e estabelecer uma verdadeira comunidade.
*Por William Costa, fundador da App Universo, a nova rede social para amantes de literatura.
Sobre o App UniversoCriado por William Costa, o App Universo é a nova rede social para amantes de literatura. A plataforma digital de inovação literária permite contar uma história através de fotografias, histórias em quadrinhos, receitas culinárias com histórias de famílias ou uma novela com capítulos revelados semanalmente, por exemplo. O app pode ser usado para ser algo íntimo, como um diário, ou compartilhado com a comunidade para receber os retornos dos fãs de literatura. São muitas possibilidades. O aplicativo está disponível para Android e iOS.