CUFA e FNA lançam campanha contra racismo estrutural na Inteligência Artificial

A Central Única das Favelas (CUFA) e a Frente Nacional Antirracista (FNA) lançam a campanha “The Prompt Bias” (O viés do Prompt)”, que expõe o racismo estrutural presente em ferramentas criativas alimentadas por inteligência artificial. O filme, concebido pela produtora Primo Content em colaboração com a Favela Filmes, braço audiovisual da CUFA, e com a Africa Creative, denuncia a presença do racismo estrutural nos bastidores do processo criativo das produções audiovisuais.
“The Prompt Bias” apresenta um exemplo concreto e impactante presente no cotidiano de profissionais do audiovisual e da comunicação em geral, ilustrando como essas tecnologias, se não forem cuidadosamente desenvolvidas, monitoradas e ajustadas com um viés antirracista, podem perpetuar desigualdades históricas e sociais.
“Toda inteligência artificial veio de uma inteligência natural. Isso é óbvio, mas também é evidente que essa inteligência original impregnou o algoritmo com seus vieses algumas vezes racistas, propagados e difundidos por máquinas que estão fugindo do controle humano. Não podemos naturalizar o racismo jamais. Devemos propor um novo código antirracista que repense a forma como a sociedade olha para pretos e pretas, não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro. Essa é a grande denúncia e provocação que a CUFA faz neste filme”, afirma Celso Athayde, fundador da Central Única das Favelas.
Além do filme, o projeto prevê uma imersão com jovens que fazem parte da produtora Favela Filmes – coautora do projeto e braço audiovisual da Central Única das Favelas. A ideia é discutir como as novas gerações de cineastas, filmakers, publicitários e profissionais do audiovisual lidam com esses desafios. Esses encontros vão gerar um relatório de reflexões para ser levado a empresas de programação e linguagem, a fim de que esses códigos e algoritmos sejam revistos e adotem uma perspectiva mais solidária e antirracista.
“Queremos aproveitar essa oportunidade para discutir uma forma de racismo intrínseco nas nossas ferramentas de trabalho. Mas queremos fazer isso em cooperação com as próprias vítimas do racismo: pretas e pretos que trabalham na nossa indústria e sentem todo o peso da discriminação incessante que, agora, como vemos, é também perpetuada pelas nossas próprias ferramentas criativas. Nada sobre nós, sem nós”, enfatiza John Oliveira, CEO da Favela Filmes.
Todo o projeto conta com uma série de exibições do filme e debates em comunidades, escolas e instituições ao redor do país, promovendo um diálogo aberto e inclusivo sobre os desafios e as soluções possíveis para combater o racismo estrutural na era digital.