Festival Cantando a Gente se Entende: Celebrando a diversidade e a liberdade religiosa

O Festival Cantando a Gente se Entende, que encerra as atividades da Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, acontece neste sábado, dia 25 de maio, no Parque de Madureira, com entrada gratuita. O evento, promovido pelo CEAP, CCIR e CIRCUITO UBUNTU, celebra a diversidade e a liberdade religiosa com shows de grandes nomes da música brasileira, como o pastor Kleber Lucas, Rita Benneditto, Vou Pro Sereno e Padre Marco Lázaro, além de apresentações culturais e barracas de diversas religiões.
O Festival Cantando a Gente se Entende é alusivo ao 21 de janeiro, Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. A data foi instituída em 2007 para homenagear Mãe Gilda, do Axé Abassá de Ogum, vítima de agressões por intolerância religiosa.
A Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, que aconteceu ao longo do ano, realizou diversas mesas de debates no CCJF, no Centro do Rio, com temas como a promoção da liberdade religiosa, democracia e direitos humanos. A edição deste ano ganhou caráter mundial com a Conferência Internacional com a participação de autoridades como Dra. Epsy Campbell Barr, Emigdio Cuesta Pino e Michel Joseph, além de nomes como Mariana Gino e Helena Theodoro.
“A Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é uma das ações importantes dos trabalhos desenvolvidos pela CCIR e pelo CEAP. Neste ano, mais uma vez, o caráter internacional vem mostrar a importância da expansão das lutas e dos debates em defesa da liberdade religiosa, da pluralidade, da diversidade e contra a intolerância religiosa”, define o Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos.
Programação do Festival Cantando a Gente se Entende:
- 10h: Abertura
- 10h20: Analys de Oyá – Roda de Conversa.
- 10h50: Cantor Wellington Costa. MNE – Movimento Negro Evangélico
- 11h15: Coven Lua de Louros (Wiccanos) Performance Teatral
- 11h40: Cantaria Cigana – Xirê dos Ciganos Louvando os Orixás
- 12h10/12h30: Chegada da Procissão de Zé Pilintra (cortejo formado por vários grupos saindo da Portela até o parque de Madureira)
- 12h40: Coral Guarani da Aldeia Mata Verde Bonita
- 13h15: Círculo Holístico Arca da Montanha Azul
Palco principal
- 14h40: Vou Pro Sereno
- 16h: Padre Marco Lázaro
- 17h10: Pastor Kleber Lucas
- 19h: Rita Benneditto
Serviço
- Evento: Festival Cantando a Gente se Entende
- Data: 25 de maio de 2024
- Horário: 10h às 20h
- Local: Parque de Madureira – R. Soares Caldeira, 115
- Entrada: Gratuita
Patrocínio: Tv Globo, Bayer, Ambev, Atacadão, Ministério de Cultura – Governo Federal, Secretaria Estadual de Cultura – RJ e Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro
Apoio: CCJF – Centro Cultural Justiça Federal / UNESCO / Defensoria Pública da União / Coordenadoria de Experiências Religiosas Africanas, Afro-brasileiras, Racismo e Intolerância Religiosa (ERARIR/LHER/UFRJ) / Coletivo Maitê Ferreira
Realização: Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) / Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) / CIRCUITO UBUNTU.
Informações: www.ccirbrasil.com.br/semana21