×

CCBB BH promove atividades gratuitas a partir da exposição “A.R.L. Vida e Obra”

CCBB BH promove atividades gratuitas a partir da exposição “A.R.L. Vida e Obra”

O CCBB BH promove atividades gratuitas a partir da exposição “A.R.L. Vida e Obra”, em cartaz até o dia 18 de março. A programação conta com palestra, projeções de imagens e atividades para crianças. A mostra percorre o trabalho de Antônio Roseno de Lima, artista nordestino que morou na favela Três Marias (Campinas, SP) até a sua morte, colorindo seu barraco com obras comoventes, que partiam de materiais precários, a maioria encontrada no lixo.

Palestra

No sábado, dia 2 de março, a programação começa com a palestra “Antônio Roseno de Lima – Reintegrando as Tradições Potiguares”, em que o curador e colecionador de arte Manoel Onofre de Souza Neto contextualiza a vida e a obra de A.R.L. O palestrante traça um paralelo do trabalho de Roseno com o de outros artistas potiguares e discute os conceitos artísticos nos quais as obras são inseridas. A palestra será no teatro I do CCBB, seguida de visita guiada. Os ingressos são gratuitos e deverão ser retirados exclusivamente na bilheteria do CCBB, uma hora antes da palestra.

Projeções iconográficas

No sábado e domingo, dias 2 e 3 de março, cerca de 20 obras do artista Antônio Roseno de Lima são relidas por Nélio Costa, em projeções de imagens. A atração possibilita aos visitantes apreciar a arte de Roseno sob uma nova perspectiva. Criadas a partir de elementos das obras originais, as imagens respeitam a integridade do trabalho de A.R.L. Cada obra selecionada recebeu um tratamento personalizado, resultando em uma experiência única para os espectadores. O evento será no térreo, na sala PT-10. A entrada é gratuita, mediante apresentação de ingresso da exposição, que pode ser retirado pelo site ccbb.com.br/bh ou na bilheteria do CCBB.

Atividades para crianças

Já no próximo final de semana, nos dias 9 e 10 de março, a programação é especial para as crianças, com a artista plástica Thais Stoklos. A primeira parte da atividade utiliza o material “Caça ao Tesouro”. Os pequenos irão realizar uma visita guiada em busca de figuras emblemáticas entre os trabalhos expostos.

Já na segunda parte, a artista convida os participantes a realizarem recortes e colagens com a exploração de diferentes texturas para criar composições inspiradas na arte de A.R.L. É uma oportunidade única para as crianças explorarem a arte de forma prática e lúdica, permitindo que elas criem suas próprias interpretações das obras. Os eventos serão na Sala PT-10, no térreo do CCBB. Entrada gratuita, com retirada de ingresso exclusivamente na bilheteria do CCBB. Evento sujeito a lotação.

Serviço

Palestra “Antônio Roseno de Lima – Reintegrando as Tradições Potiguares”

Dia 2 de março

Horário: das 18h às 19h

Classificação indicativa: livre

Local: Teatro I – CCBB-BH (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários)

Ingressos gratuitos, retirados na bilheteria do CCBB, uma hora antes da palestra

Experiência A.R.L. – Instalação Multimídia de Projeções Iconográficas de Antônio Roseno de Lima

Dias 2 e 3 de março

Sessões: Sábado e domingo, das 10h às 13h e das 17h às 21h

Local: Sala PT-10 – Térreo – CCBB-BH (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários)

Classificação indicativa: livre

Entrada gratuita, mediante apresentação de ingresso da exposição, que pode ser retirado pelo site ccbb.com.br/bh ou na bilheteria do CCBB

Experiência A.R.L. – Caça ao Tesouro e Workshop de Colagem para Crianças

Dias 9 e 10 de março

Horário: sessões às 11h e 15h

Duração total: 80 minutos

Idade recomendada: a partir de 6 anos (menores de 6 anos necessitam da participação ativa de um responsável)

Local: Sala PT-10 – Térreo – CCBB-BH (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários)

Entrada gratuita, com retirada de ingresso, exclusivamente na bilheteria do CCBB. Evento sujeito a lotação.

Classificação Indicativa

Publicar comentário