×

Museu do Amanhã recebe 2ª Edição do Prêmio Mestre das Periferias

Museu do Amanhã recebe 2ª Edição do Prêmio Mestre das Periferias

Cerimônia homenageia Sueli Carneiro, Daniel Munduruku, Dani Balbi e Frei David

O Museu do Amanhã, na Zona Portuária do Rio, recebeu, na noite desta quarta-feira, a segunda edição do Prêmio Mestre das Periferias, promovido pela UNIperiferias. A cerimônia homenageou quatro personalidades: a filósofa Sueli Carneiro, o escritor e ator Daniel Munduruku, a professora e primeira deputada transexual da Alerj, Dani Balbi, e Frei David, fundador da Educafro.

O evento começou com show da cantora Didi Assis e contou também com apresentações artísticas de Nane Vieitas e da poeta Valen. O diretor da UNIperiferia, Cleber Ribeiro, reforçou que a periferia é o centro de produção de conhecimento:

“Trabalho com pessoas muito potentes e envolvidas nas questões sociais. A UNIperiferia é um espaço de aprendizado, ensino, feito de pesquisas e de eventos como este, criado para desenvolver e resolver questões da sociedade”.

Daniel foi o primeiro a subir ao palco para receber o troféu. Para ele, o Prêmio é mais que uma recompensa, é saber que está no caminho certo e que a luta vale a pena:

“É efetivamente um prêmio de reconhecimento pelos meus iguais. Eu sou da periferia e quero ser visto pelos periféricos como parte deles. Esse evento é de suma importância para escapar da falsa ideia de que só o centro e os lugares ditos ‘desenvolvidos’ são capazes de produzir saberes”.

Frei Davi destacou o objetivo do projeto, que busca chamar a atenção das universidades para as periferias:

“O Prêmio é uma maneira de questionar e dar um recado às universidades, o qual elas precisam enxergar a periferia como também produtora de saber, produtora do ser, produtora do fazer. Não dá para continuar com as universidades desligadas da periferia”, alerta.

Dani e Sueli gravaram um vídeo para agradecer o reconhecimento. Elas não puderam comparecer presencialmente, mas enviaram representantes.

A cerimônia também marcou o lançamento do livro homônimo, em que conta a trajetória de cada premiado.

Para saber mais sobre o Prêmio Mestre das Periferias, visite o site da UNIperiferia.

Publicar comentário