Centro de Pesquisa Avançada do Novo Samba Tradicional: Uma Imersão na Vanguarda Musical com Marcelo D2

Centro de Pesquisa Avançada do Novo Samba Tradicional: Uma Imersão na Vanguarda Musical com Marcelo D2

Marcelo D2 e Luiza Machado – IBORU – Crédito: Caiano Midam

Em uma ousada expansão de sua visão artística, Marcelo D2, em colaboração com Luiza Machado, inaugura o Centro de Pesquisa Avançada do Novo Samba Tradicional Onde o Coro Come – IBORU. Este espaço inovador, situado no centro histórico do Rio de Janeiro, estará ativo de 25 de janeiro a 22 de março, marcando não só um novo capítulo na trajetória artística de Marcelo D2, mas também o lançamento da exposição “Linhagem Suburbana”, do renomado fotógrafo Wilmore Oliveira, conhecido como Youknowmyface, com curadoria de Marcelo D2 e Luiza Machado.

O Avanço do Novo Samba Tradicional

O Centro de Pesquisa Avançada do Novo Samba Tradicional Onde o Coro Come – IBORU representa um avanço significativo no movimento do novo samba tradicional, concebido por Marcelo D2. Em 2023, este movimento já havia deixado sua marca no cenário cultural brasileiro com a Ocupação IBORU, recebendo mais de 120 mil visitantes nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. A repercussão positiva foi uma continuação do álbum homônimo, elogiado pela APCA como um dos melhores do ano passado.

Foco Intensificado na Musicalidade em 2024

Se em 2023, Marcelo D2 e Luiza Machado uniram diversas expressões artísticas sob a bandeira do novo samba tradicional, agora, a ênfase recai diretamente na música. Em 2024, a musicalidade de Marcelo D2 assume o protagonismo neste novo espaço, refletindo sua busca contínua por experimentação sonora e compartilhamento do processo criativo.

O centro não se limita apenas à música e abrigará uma variedade de eventos, incluindo ensaios abertos de Marcelo D2 com convidados especiais, lançamentos de livros, oficinas e debates.

Inauguração com “Linhagem Suburbana”

Um dos pontos altos será a estreia da exposição “Linhagem Suburbana” de Wilmore Oliveira, AKA Youknowmyface, com curadoria de Marcelo D2 e Luiza Machado. A exposição, no terceiro andar do espaço, apresenta 22 fotografias de rua, proporcionando um olhar singular sobre o cotidiano do subúrbio carioca.

Confira o texto de apresentação da exposição, por Marcelo D2:

“Talvez seja isso que nos aproximou tanto, a gente sabe muito bem (muito bem mesmo) o que é ser um suburbano. Temos orgulho disso, claro, mas mais do que isso a gente sabe os códigos, a conduta, o olhar e o que isso impacta nas nossas vidas.”

Marcelo D2

Sobre o artista

Wilmore Oliveira, AKA Youknowmyface, é um fotógrafo autodidata de 35 anos nascido e criado na Zona Norte do Rio de Janeiro. O desejo da adolescência em ser um fotojornalista reflete hoje em imagens que captam a simplicidade do cotidiano, revelando detalhes emocionais que passam despercebidos ao olhar comum. Seu acervo manifesta suas experiências de vida – um garoto do subúrbio extremamente sensível às nuances do seu entorno e que tem prazer em contar histórias através da fotografia.

Wilmore Oliveira, AKA Youknowmyface

Detalhes do Evento

Local: Centro de Pesquisa Avançada do Novo Samba Tradicional Onde o Coro Come – IBORU

Endereço: R. Sete de Setembro, 43 – Centro, RJ

Data: De 25 de Janeiro a 22 de Março

Horário: Terça a Sábado, das 11h às 19h Programação gratuita, por ordem de chegada e sujeita a lotação.

Confira a programação completa no Instagram do artista – @marcelod2

Celebrando a Cultura Brasileira com IBORU

O Centro de Pesquisa Avançada do Novo Samba Tradicional Onde o Coro Come – IBORU transcende a barreira física, tornando-se uma celebração vibrante da cultura brasileira. Este projeto, realizado pela Pupila Dilatada com produção da Elemess, não só continua, mas também expande o universo “IBORU”, oferecendo um espaço singular para a expressão artística e a experimentação musical.

Projeto – “IBORU” Produção: Pupila Dilatada

Realização: Pupila Dilata e Elemess

Management: Elemess

Distribuição: Altafonte

Assessoria de comunicação e PR: Lupa Comunicação

Comunicação digital: Moving.

marramaqueadmin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *