×

52 histórias de famílias italianas no Brasil serão publicadas em livro

52 histórias de famílias italianas no Brasil serão publicadas em livro

A 8ª edição do Concurso Rovílio Costa – Histórias das Famílias Italianas no Brasil anunciou os vencedores da iniciativa cultural-literária promovida pela EST Edições e coordenada por Claudia Antonini, CEO da Cidadaniaitaliana.org, e Mari Bisatto Dorneles, diretora da EST Edições.

O livro especial que marca a ideia do concurso terá 52 histórias originais, escritas em língua portuguesa, italiano ou dialeto. Foram selecionados textos de autores do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Espírito Santo, Santa Catarina, Amazonas e Ceará, no Brasil e de Casalserugo, Padova, Secondigliano, Napoli, na Itália, e Salto, no Uruguai.

“É uma imensa alegria manter viva a ideia de unir história, resgate familiar, literatura e culturas italiana e brasileira”, destaca Claudia Antonini. Para ela, a diversidade de origem dos autores inscritos e selecionados demonstra também como os descendentes de imigrantes italianos fazem parte do enorme caldeirão cultural que se vive no Brasil.

Os textos selecionados serão publicados em livro pela EST Edições, que será lançado durante a Feira do Livro de Porto Alegre, entre os dias 1º e 17 de novembro de 2024.

Sobre os vencedores

A lista dos selecionados inclui autores de diferentes perfis, como professores, historiadores, aposentados, estudantes e escritores. Os textos abordam temas variados, como a imigração italiana, a cultura italiana, a família, o trabalho, o amor e a esperança.

Aqui estão alguns exemplos dos textos selecionados:

  • “A filha Giulia”, de Chris Ritchie, conta a história de uma jovem italiana que chega ao Brasil no início do século XX para se casar com um homem que ela nunca viu.
  • “O primeiro Natal da família Rampanelli no Brasil”, de Luiz Rampanelli, conta a história da primeira celebração do Natal da família Rampanelli no Brasil, em 1875.
  • “Uma Rota Alterada”, de Rosalia Barretta Almeida, conta a história de uma mulher italiana que decide não seguir as tradições da família e construir sua própria vida.

Sobre o Concurso Rovílio Costa

O Concurso Rovílio Costa – Histórias das Famílias Italianas no Brasil foi criado em 2009 pelo Frei Rovílio Costa, um importante historiador e escritor italiano que dedicou sua vida ao resgate da história da imigração italiana no Brasil. O concurso visa estimular a escrita de histórias sobre as famílias italianas que se estabeleceram no Brasil.

Até o momento, o concurso já publicou sete livros com mais de 200 histórias.

Publicar comentário