×

Ateliê Gaia é reinaugurado em Jacarepaguá com foco na arte e na ressignificação da Colônia Juliano Moreira

Ateliê Gaia é reinaugurado em Jacarepaguá com foco na arte e na ressignificação da Colônia Juliano Moreira

O Ateliê Gaia, espaço dedicado à arte, à formação continuada e ao cuidado de artistas que são ou foram usuários dos serviços de saúde mental, será reinaugurado no próximo sábado (06/01), às 14h, na sede do Museu Bispo do Rosário, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A reinauguração marca o início das atividades do Instituto Municipal de Assistência à Saúde Juliano Moreira (IMAS JM) para celebrar os 100 anos da Colônia Juliano Moreira, que também está sediada no local.

As atividades do IMAS JM para marcar o centenário da Colônia Juliano Moreira não serão de celebração, mas, sim, de ressignificação de uma história violenta que está atrelada ao manicômio. De acordo com as novas gestoras do instituto, as psicólogas Luciana Cerqueira e Rosangela Nery, a intenção é promover uma reflexão sobre a instituição e seu papel na sociedade.

O Ateliê Gaia foi criado na década de 1990 como um ateliê ocupacional terapêutico e, hoje, é composto por artistas que são ou foram usuários dos serviços de saúde mental. O espaço oferece aos participantes a oportunidade de desenvolver suas habilidades artísticas e expressar suas emoções através da arte.

A reinauguração do Ateliê Gaia contará com uma animada programação, incluindo apresentação do bloco Império Colonial, performance do artista Arlindo Oliveira e uma exposição da produção dos artistas do Gaia.

O evento é gratuito e aberto ao público.

Publicar comentário