×

Pierrô do Méier” volta aos palcos cariocas com Nelson Rodrigues em versão romântica

Pierrô do Méier” volta aos palcos cariocas com Nelson Rodrigues em versão romântica

O espetáculo “Pierrô do Méier – 3 crônicas de Nelson Rodrigues”, que aborda temas como a pretensa superioridade do sexo masculino, a desvalorização do desejo feminino, a violência contra a mulher e a criminalização do aborto, está de volta aos palcos cariocas.

A peça, que estreou em março no Espaço ABU, no Rio de Janeiro, e teve temporada prorrogada por 11 semanas, retorna agora ao Teatro Glauce Rocha, no Centro da cidade, para uma curta temporada de cinco apresentações, de 5 a 14 de janeiro.

A adaptação inédita das crônicas “A troca”, “O monstro” e “Flor de laranjeira”, todas de Nelson Rodrigues, é protagonizada pelo ator Paulo Trajano, que também assina a direção do espetáculo.

A crítica especializada elogiou a atuação de Trajano, que imprime uma carga dramática e emocional à peça, e a direção de Gaissionok, que valoriza a linguagem teatral e a fisicalidade do ator.

“Trata-se de um espetáculo libertador […], uma alquimia de textos de três crônicas […] irreverentes, ácidas, profundamente humoradas e belamente críticas”, escreveu a crítica teatral Tânia Brandão.

Além da temática relevante, o espetáculo também chama a atenção pelo formato inovador. As três crônicas são apresentadas em um único fio narrativo, praticamente sem intervenções sonoras, em uma encenação camerística com poucos elementos cênicos.

“O espetáculo cria a sensação no espectador de olhar pelo buraco da fechadura, mas é também exuberante e transborda em teatralidade”, disse a pesquisadora Carmem Gadelha, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Os ingressos para o espetáculo custam R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia). As vendas estão disponíveis na bilheteria do teatro e no site da Sympla.

Publicar comentário