×

<strong>Dia do Livro: grupos minorizados ganham espaço no setor literário</strong>

Dia do Livro: grupos minorizados ganham espaço no setor literário

Unibes Cultural promove Clube de Leituras para estudar e debater obras com temáticas raciais e sobre mulheres.


O Dia Nacional do Livro é comemorado em 29 de outubro e, para fomentar o hábito da leitura e conectar pessoas, a Unibes Cultural assume o papel de formadora de público e desenvolve os “Clubes de Leituras” durante todo o ano. Divididos em temáticas, como: literatura para mulheres, literatura africana e literatura de igualdade racial, a casa abre espaço para grupos minorizados com o objetivo de proporcionar uma troca de experiências e vivências por meio dos livros.

Os encontros são mensais, gratuitos e ocorrem de forma presencial ou online. Um livro é escolhido para o estudo e debate. Na temática sobre mulheres, diversos assuntos são abordados como, por exemplo, a importância da presença feminina na autoria de livros para formação das mulheres atuais e o legado deixado pelas primeiras autoras que conquistaram destaque na literatura. A mediação desses encontros é da escritora Helena Andrade.

No clube de leitura de igualdade racial, obras de escritores e escritoras negras são debatidas com mediação de grupos especializados e engajados, além do clube de leitura africana que tem como objetivo divulgar obras africanas e desconstruir representações negativas com relação à África, promovendo mais conhecimento e cultura.

Segundo Bruno Assami, diretor executivo da Unibes Cultural, o incentivo à leitura está sempre presente nas atrações da casa por ser uma demanda cada vez maior. “Os centros culturais são espaços democráticos e acompanham as transformações da sociedade. A literatura é um grande meio de acesso à cultura e informação. Nossa programação literária busca com que mais pessoas entrem em contato com a literatura por meio das feiras de livros, prêmios literários, atividades como o “Literatura em Foco”, “Brincando e Aprendendo”, Encontro de livreiros com a Cia das Letras,  Abrelivros, Prêmio Jabuti com a CBL, além de lançamento de livros com o público especializado de escritores e produtores de conteúdos literários”.

Como a sociedade contemporânea está avançando em sua história existe um processo de revisão onde existe uma grande procura por temáticas sobre gênero, raça, etarismo, entre outros assuntos, a Unibes Cultural promove encontros para falar sobre estes temas. “Para a Unibes Cultural, protagonizar espaço de fala é importante pois é uma demanda do público e notamos um crescimento de procura e atuação. Nosso espaço atende essa perspectiva de sociedade atual”.

A leitura trás vários benefícios, amplia o vocabulário, estimula a criatividade e melhora a concentração. Mesmo assim, o hábito de leitura dos brasileiros é baixo. Apenas 52% da população tem o hábito da leitura, é o que aponta a 5ª edição do estudo “Retratos da leitura no Brasil”. Com a literatura como aliada, os encontros auxiliam para empoderar aspectos históricos e dar o protagonismo para aqueles que constroem a identidade cultural plural da sociedade.

Sobre a Unibes Cultural

Inaugurada em 2015, a Unibes Cultural é um centro cultural que fomenta e difunde a pluralidade da cultura, a indústria criativa e a agenda dos direitos humanos. Com uma programação ampliada para as diversas faixas etárias, a abrangência dos temas explorados alcança todas as áreas das expressões artísticas, artes visuais, literatura, audiovisual, artes cênicas e música. Sua programação inclui exposições, concertos, shows, espetáculos, palestras, cursos, seminários e outras manifestações com o objetivo de formação de público em geral e dos profissionais do setor, com um olhar sobre os desafios do século XXI.

Acompanhe as redes sociais da Unibes Cultural:

Facebook | YouTube | Instagram | LinkedIn

Publicar comentário