×

<strong>Artista Lize Bartelli realiza sua primeira exposição solo na Galeria Simões de Assis</strong>

Artista Lize Bartelli realiza sua primeira exposição solo na Galeria Simões de Assis

A série “Skeleton Closet” discute a posição da mulher na sociedade

A artista Lize Bartelli, pintora figurativa brasileira radicada em Londres, inaugura a exposição “Skeleton Closet”, sua primeira mostra solo, no dia 20 de outubro, na Galeria Simões de Assis, no Jardins. A série de 15 obras apresenta retratos de amigas e familiares em ambiente intimista e propõe uma discussão sobre a posição da mulher na sociedade, com elementos que passam pela domesticidade, a passagem do tempo e as possibilidades de conexão e intimidade propostas pela casa.

Bartelli propõe o gênero feminino como ponto de interesse principal dessa série, assim como em toda a sua produção: “Como mulher, o universo feminino e tudo relacionado a ele me interessa profundamente. As condições de gênero do mundo atual são construídas e desiguais. Por isso, minha pesquisa é entender os sistemas, as razões históricas, políticas e sociais que nos impedem”, conta Bartelli.

A fotografia costuma ser o ponto de partida para o processo criativo da artista. A série  “Skeleton Closet” começou a partir de um autorretrato feito após assistir “O Sétimo Selo” de Ingmar Bergman, em especial a cena onde a morte joga xadrez com o personagem principal Jons. A partir daí, Bartelli fotografou outras mulheres e criou pinturas com colagens e outros elementos que configuram como uma série de “mixed media”, ou seja, realizada com diversas técnicas e materiais diferentes.

Neste trabalho, as fotos têm um significado ainda mais valioso: “A fotografia é o congelamento da imagem, que resulta no congelamento do tempo, e é essa passagem do tempo e seu efeito que é de extrema importância na série. Ela fala sobre como esses efeitos internos e principalmente os externos podem impactar as mulheres, acima de tudo em uma sociedade tão dura quando se trata da aparência feminina”, conta Bartelli.

Sobre Lize Bartelli

Lise Grendene é uma pintora figurativa brasileira radicada em Londres, que assina suas obras como Lize Bartelli. O trabalho de Bartelli é uma mistura de pop art e fauvismo, que costuma iniciar o processo criativo com a fotografia. Sua principal pesquisa foca no gênero feminino e a posição da mulher na sociedade, passando por questões existenciais e filosóficas. Bartelli é formada em filosofia, realizou um mestrado em moda na Itália, onde desenvolveu as habilidades de desenho, mas foi quando estudou história da arte na Sotheby’s, que começou a pintar efetivamente, há quatro anos. 

Serviço

Data: 20 de outubro a 03 de dezembro

Horário: 10h às 19h de segunda às sextas; sábado das 10h às 15h.

Local: Galeria Simões de Assis

Endereço: Rua Sarandi, 113a – Cerqueira César, São Paulo

Gratuita

Publicar comentário