Mostra on-line de CineDança do Instituto Cervantes acontece entre os dias 07 e 21 de outubro 

Mostra on-line de CineDança do Instituto Cervantes acontece entre os dias 07 e 21 de outubro 
Cáustico

Baila España conta com dois ciclos: Corpos Mediados e Matéria Bosque

Trailer: 

Dando continuidade a programação da décima primeira edição do festival Baila España, o Instituto Cervantes de São Paulo, em parceria com outras unidades do Cervantes em todo o mundo, apresenta dois ciclos de CineDança: “Corpos mediados” e “Matéria Bosque”. Ao todo são 14 videodanças ibero-americanas disponibilizadas na plataforma Vimeo de 07 a 21 de outubro a partir das 15h (horário de Brasília). Confira a programação:

Corpos Mediados – De 7 a 13 de outubro.

Composto por quatro obras de criadores ibero-americanos que lidam com animação, performance audiovisual, cinedança ou ferramentas próprias da coreografia documentário. Nestes curtas-metragens, os corpos funcionam como estruturas de transmissão e bases narrativas de diferentes formas, áreas e gêneros para formar obras e corpos mediados pela câmera, na tela e na linguagem audiovisual.

Programa:

Lazarus, de Tuixén Benet Y Ángela Boix (2020)

Espanha/Estados Unidos, 9 min

bKX2klWeCYG4UCDwVVoa1WZlJJ1mmyKbgX88qE0a_rdPoYMV-aOFYaxLTE6dsqK1M3nEEgmxlDIj-uy-JP1PM8RRf3gtehRlvDx0jWIfHAMlUXlOamyE3k96y_AU_v4rduD7mMcUJLLKmMfkjSqktI--2lYl2nrFT-FIK8O8tQjak3ZnlGIYIsiWdsd_8g4GIl7E9w <strong>Mostra on-line de CineDança do Instituto Cervantes acontece entre os dias 07 e 21 de outubro </strong>

Através de um diálogo entre movimento e paisagem, Lazarus reflete sobre a objetificação do corpo feminino no cinema. A famosa frase de Edgar Allan Poe “a morte de uma bela mulher é, sem dúvida, o tema mais poético do mundo” desencadeia uma sucessão de quedas e recuperações que escapam à poética ao tentar encontrá-la.

Precarizada, de Josefina Gorostiza (2020)

Argentina 5 min

br5iW45lpf2dStg8yYoE4ATDVDrmuw194nO5f1dMG_5Bf6O_0HPYtU9-LtyRV73eHcc-1VaTVsl0cPZhdhV0WvxnKVQ4qppFyM01AcIsjqodj23XAafW4E5mUi2rzqZ5uzF8wNEoI_YxZ_WQFnI1wouQNPX5T0SaXSgP5-75trfbxMU_jD7tXic2gqwqyjua8B1icQ <strong>Mostra on-line de CineDança do Instituto Cervantes acontece entre os dias 07 e 21 de outubro </strong>

É um curta-metragem performativo da artista argentina Josefina Gorostiza, selecionado em colaboração com o Festival Ibero-Americano de Logroño (FITLO), trata da tentativa de tensionar a relação entre dança, trabalho remunerado e não remunerado .

Este vídeo foi feito para o Carlow Arts Festival (Irlanda) em junho de 2020 e foi especialmente desenvolvido para ser visualizado em dispositivos eletrônicos.

Pointer 1630, de Armando Quintana Castro (2022)

Cuba, 4 min

Hf_EGxYdd0qJXd3HmergqDYWrjW6Hmt5C2kcRFafOn8Oumas7Q2HiCKg3zgVZ7_RBTUXP7RO24ay2SeXZG7jCw4fVcj8r395boClyDdAv8OmZNdiKT6KI8OyF-6A4nXlqTJ4fmDG4tcHJG1n_cB5hQ9aObZ15304kJapz9dV0aM0Ogts3BB3xJTU51G589An10anLw <strong>Mostra on-line de CineDança do Instituto Cervantes acontece entre os dias 07 e 21 de outubro </strong>

Esta curta-metragem de animação, cuja estreia mundial faz parte da digressão FIVER 2022, foi produzida pela Fiver e é da autoria do artista cubano Armando Quintana Castro, juntamente com Rezak e Artistas Inflamables. O trabalho foi concluído durante a residência FIVER no Centro Coreográfico de La Rioja com o apoio da Acción Cultural Española e do Governo de La Rioja

El encuentro, de Juliana Reyes (2020)

Colombia, 50 min

6EUJGk86lXVgxKjcpWZG5BzDuJjrWS1gghrmpHPE32dNGUoRMWYU89I1-uOzHecWaGzOYeBdvB0Ct9HbF9iwF0srahdJdwKg5HyiL45keW6jyX7Li6us-54znAyfRXY-Z7mwgTiWrPwRVUEPJaJl9Xv8EMl0JmGF12dMTZ4BHfkQ6p2DlyQqTUhH5XyN1CBczMIalQ <strong>Mostra on-line de CineDança do Instituto Cervantes acontece entre os dias 07 e 21 de outubro </strong>

O encontro é uma encenação audiovisual da companhia L’Explose produzida pelo Teatro Colón de Bogotá, na qual o encontro criativo entre cinco dançarinos colombianos e cinco músicos alemães se torna uma canção de despedida para o fundador de L’Explose, Tino Fernández, falecido em 2020.

Matéria Bosque – De 14 a 21 de outubro 

Um programa de exibição de curtas-metragens de cineastas ibero-americanos que busca celebrar a força poética das árvores, que, nestes tempos de eco-transição social, são símbolos inspiradores de regeneração, e exemplos de como podemos aprender a habitar e cuidar do mundo.

Programa:

El Viento de Paula, de Nacho Arantegi (2017)

Espanha, 5,5min

XWQ6N73ua0lyZI6bUap0hobQ5fyg_h3HBitT1IE8n_Z2UWkPa_jAGKPCscTGHCE0SurdWm3QiVEihn4GTynrLiprkZQ-TIjxQUVBvh8fEVmGAYsfiBZ9ca3fEZRCWRmFDFD8ARF-DsD1DMEBR_yA2Wz-MgKbCgjrQziQQ1HuzD7AsR-aTnvJBoboUnq6qiKp21HIzQ <strong>Mostra on-line de CineDança do Instituto Cervantes acontece entre os dias 07 e 21 de outubro </strong>

É uma obra de videodança ambientada na paisagem da margem do rio Ebro com seus choupos na primavera, momento de especial beleza em que o pappus felpudo cobre o chão, formando um manto branco sobre a terra.

Conversaciones con un árbol, de Rouge Elea (2019)

Espanha/França, 3min

y9fUib0pgHPFQq9MqMFkGTYgUcmukIbhKmIev1ZLcvvKVS07sUOURmenroKqcshQqWY8jv4tU0ifn4vcoPfLFziC7dMyiV-qkKu_epi0zfXY1rwbYvUbPeE5PswRMzTzk8FF_bpgEindg5hMINqtV8xk2wVa-uraVvrff7K9rtVA6UXDtxqzRAlGQuBocTT8Z-Wzkg <strong>Mostra on-line de CineDança do Instituto Cervantes acontece entre os dias 07 e 21 de outubro </strong>

É muito provável que no final desta viagem todos se encontrem deitados debaixo da árvore enquanto se perguntam: Eu sou a natureza? Existe um cervo dormindo dentro de mim? Engraçado, quase tenho a impressão de ouvir a árvore crescer? Há 15 anos, Corine Cella se pendura em árvores para dançar. Ander Fernández arranha a madeira de seu violão e o papel de sua caneta há 15 anos. Juntos, eles iniciam uma conversa poética com as árvores.

Bailando Canarias – Geografías del Movimiento, de Sergo Méndez (2022)

Espanha, 2 min

dRVCR1EcZwgzjnVJN9St_lJfyXhi9skb7McwZQuqWhFJa97GGGQHKXxvHrHfdgjB913WLPIK4itwFjv8EU5XXnctILy8ekqLkucM_Rj0Yvw6RWeuknFiId2stRwHyqfM6qlEQ85Cdx80i_4w55sOBy06QPiwwyQ5CHrrCAKGb8Epbiw4HskXSY3I-nmVVgABoRd8Yw <strong>Mostra on-line de CineDança do Instituto Cervantes acontece entre os dias 07 e 21 de outubro </strong>

Bailando Canarias é um projeto para tornar a dança mais visível nas Ilhas Canárias, incluído no programa “Geografias do movimento” dirigido por Dácil González. É composto por vídeos de dançarinos e criadores das ilhas gravados em diferentes locais do arquipélago com o propósito de unir a riqueza geográfica das Ilhas com a sua riqueza cultural.

Sergo Méndez é cinegrafista e criador de vídeos de Santa Cruz de Tenerife especializado em artes cênicas. Os performers Daniel Abreu e Teresa Lorenzo são bailarinos e coreógrafos canários com uma longa carreira criativa.

Tala, de Luciana Croatto (2022)

Espanha, 5 min

omCHol1-P06woUFA2rePYhWrdqlaTXp4-NfrcRLOl4mHqvxk4p9Rp8whnR_3IzEh09CnNNu0kAQR8aGw1XxG87iTzq-kSTFUTjXD1flQualu8vcNFlaJKM8Te9qFlWD4qCuyGdSfFthjBrWFOWqQ6nhqXhi45VeI5Cvtnax0KjMBs3hEeXhgET4EBv__ncrq5AwFhw <strong>Mostra on-line de CineDança do Instituto Cervantes acontece entre os dias 07 e 21 de outubro </strong>

Uma planta vive enquanto suas raízes estiverem vivas.

Luciana Croatto nasceu em Santa Fé, Argentina (1985) e faz parte do coletivo Artistas Inflamáveis, companhia de dança e teatro físico experimental. Tem mestrado em Práticas Cênicas e Cultura Visual do Museu Reina Sofía pela Universidade de Castilla La Mancha. 

Arbasoei, de Ikerne Mendieta (2021)

Espanha, 7 min. 

aSXrLO9RJeZnH-mlD5ThKy8IrErB24YaX-oydk_lH87WalJBpZXRPRBlir09fKumejQHWM_WXcbjoVWBPihShScyqoQOUCeZiv0Gi-Q42cA6ipZ4NFIazptLiuMhMkOiYGF1-dTGGTjYSwkTnXBTAlCUNkHViGf-DjRCaiAYSkC7IhPe5d7LN1OqaEwrvlOMl79klQ <strong>Mostra on-line de CineDança do Instituto Cervantes acontece entre os dias 07 e 21 de outubro </strong>

Arbasoei é uma história pessoal e coletiva escrita na pele e na rocha, no corpo e na raiz, no sopro e na madeira, nos ossos e no mar. Arbasoei honra os ancestrais, olha para trás para ver adiante. Ele vai fundo para ver a perspectiva do imenso exterior. Desfaz os laços para transformá-los em suporte e empurrão para a vida. Se rende a tudo o que foi e se dissolve no que é.

Beings of Nature, de Zuk Performing Arts (2016)

Espanha, 7 min

vqxSGOG5WwMiObi4sAlSweLHoI1A_ji75xFbupwUVAWnYR7sNvZkGM4jhGwzAxYeHWk5-ZORHfOY4gtgURhdani8XQTjD7gO16WsX9lGJWZZhmPREGYDmgfmYRxOx3aowiYi2_7fnh7yozAs-_vBOJWyoVVjBMW5JAew_pMlNmnyX2-TdL9btdNszjhoVAF2djt4dA <strong>Mostra on-line de CineDança do Instituto Cervantes acontece entre os dias 07 e 21 de outubro </strong>

Duas pessoas buscam na floresta a conexão com a natureza e consigo mesmas. Quando se encontram, seus corpos começam a conversar entre si, o que os leva a reconhecer seus próprios sentimentos um no outro.

Cáustico, de  Alfredo Salomón (2012)

México, 6 min. 

0Ft_yhKuxDC7gc1FpfLDzGZnktmQAHSGLzq9oMovEu62L40XG8AxUBdeYXmQDKG6S_Z3Cvx99aFtyc7yrIvgcfiz8aqeRWmVznUFvDE0tSK_tooG0KQKEsHuHHuQOjEYgfzdBgvDk-JymQ4AvB0vOzxjjIazzjBrAiL_2KavfCARfTPiTeRc6WAr69pt2PT1q24yKg <strong>Mostra on-line de CineDança do Instituto Cervantes acontece entre os dias 07 e 21 de outubro </strong>

A videodança explora os arquétipos de Chapeuzinho Vermelho e do Lobo Mau através do que o diretor chama de vídeo-corpo.

Alfredo Salomón (México, 1968) é um artista cuja disciplina de origem é a imagem em movimento. Tem atuado em áreas como ciência, engenharia, música, atuação e, nos últimos anos, em dança. Fã da pele e da tecnologia, Salomón está atualmente explorando a relação entre sua câmera de vídeo, o corpo e o movimento.

La Muerte de la Chamana -Amazonia 2040, de Martha Hincapié Charry (2022)

Alemanha/Colombia, 4 min 

-p_9iVibIwmheyFJcsRljy0WWj9knioXEfvGINaY3zhhE-oloZMGJfbCEVRaAXZ0q1Xmo9KfLg8DVIkgIpX73LD-woTfE8mR4Sk3otsw7Os8yQXU0MHvBF-OFnOEj7b4mOfDSD18OKn7rwJkkFZ9riZ8WMNh_nc4RimK-rRC_xUNR5bpTPLAxB79z10iBtvXOCjGog <strong>Mostra on-line de CineDança do Instituto Cervantes acontece entre os dias 07 e 21 de outubro </strong>

A obra reflete sobre o presente, passado e futuro da selva amazônica e explora a expressão e resistência de conceitos como lar , habitat e habitantes em tempos de crise climática.

Martha Hincapié Charry é uma artista colombiana BIPOC (Black, Indigenous and People of Color) baseada em Berlim. Coreógrafa, performer, pesquisadora e curadora decolonial de dança e performance, suas criações foram convidadas para festivais na Europa, Ásia e América. Ela também é diretora da plataforma Sur/Real Berlin.

Rizomática, de Malena Altamirano y Diego Alejandro (2022)

Argentina, 4 min. 

C93KNY28IcQxaGk0KtetPks9Gi20XvrdVDAEtQSEqHqtgQKtyqn1Vpw8gQwcWgQo9hymZ_DyCwhLAr19TBqIKPiF31jhqv4UBUtmH597rrtTn7vrbKGnRmmTgv9T1QFo0BgCq8pFZGx5gOcacbfexUyKoNao2leiRjfHMGdOfIA11MNoTzO1Xzk04o1YSSmbw1qZ2w <strong>Mostra on-line de CineDança do Instituto Cervantes acontece entre os dias 07 e 21 de outubro </strong>

O rizoma está sujeito a linhas de segmentação e fuga que sempre apontam para novas direções. Eles podem ser quebrados, interrompidos em qualquer lugar e a qualquer momento, e ressurgir com novas alianças. Rompem com a lógica linear, qualquer ponto do rizoma pode ser conectado com qualquer outro ponto, pois é uma unidade heterogênea. O rizoma é sempre uma multiplicidade que não se deixa reduzir nem ao uno nem ao múltiplo. É um mapa que constrói, um sistema muito aberto e suscetível a constantes modificações. O rizoma está constantemente se reproduzindo.

Zenit, de Derek Pedrós (2018)

Espanha, 3 min. 

sOfPtiOgvEyQdCZX0QHy2M3gfOmGrYdVRKADMgRBKxaYhnf4GY0cb0wXM1jbDzTzALy45i9jUvEBj1SctbobDJzh1Mh-7M7pJgqEUlTbbHx7f_SEKB0wVopn2c60W5L4LpzTIamNDWt3XaO3CnsygX-HmJ297QHVxldss--Yjt8bC85gvN0VR3rNcToBK52llUuE7g <strong>Mostra on-line de CineDança do Instituto Cervantes acontece entre os dias 07 e 21 de outubro </strong>

A palavra zênite vem do árabe e significa ‘curso, direção’. Nesta peça, a direção do performer e as árvores que o cercam apontam sempre para o céu. Na floresta para crescer alto é preciso estar bem enraizado.

Daniel Morales é bailarino e coreógrafo formado em dança urbana e desenvolveu uma linguagem própria através da exploração da dança contemporânea. Derek Pedrós é fotógrafo e autor de várias obras de cinedanza com cenários naturais de grande beleza. Feito com o apoio do Cabildo de Tenerife.

Serviços:

Instituto Cervantes de São Paulo

Mostra de VideoDança Baila España 

Corpos Mediados – De 7 a 13 de outubro / 15h

Matéria Bosque – De 14 a 21 de outubro / 15h

Onde: https://vimeo.com/showcase/bailaespana2022

Grátis. 

marramaqueadmin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *