×

<strong>Ministério do Turismo, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, MHEx-Forte de Copacabana e Instituto Rudá apresentam:</strong>

Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom composta por cerca de 25 jovens de baixa renda de diferentes bairros do Rio de Janeiro, com a regência de Luiz Potter, faz apresentação no Teatro Dulcina nesta quarta-feira (31/08/2022) com repertório que resgata grandes sucessos da MPB. Márcia Melchior, diretora artística da Orquestra. Foto: Rudy Trindade/Themapress

Ministério do Turismo, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, MHEx-Forte de Copacabana e Instituto Rudá apresentam:

Orquestra Violões do Forte de Copacabana comemora os 108 anos do Forte em concerto gratuito com convidados ::: 1º/10, às 18h

Com seus 25 integrantes, regência de Luiz Potter e direção artística de Márcia Melchior, a Orquestra vai celebrar a criação do Forte num concerto com participações de Natália Boere e Mari Cardoso, além de intervenções artísticas e homenagens


Registro da Violões do Forte se apresentando no Teatro Dulcina // Foto de Rudy Trindade

Outubro é um mês de grande celebração para a Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom. A sua tradicional casa, o Forte de Copacabana, que há 11 anos acolhe o projeto, vai comemorar seus 108 anos no dia 1º de outubro. E para festejar, a orquestra vai promover um concerto especial gratuito na data, às 18h, com convidados, intervenções artísticas e uma homenagem aos 200 anos da Independência do Brasil.

O repertório tradicional do grupo, que faz um resgate a grandes nomes da Música Popular Brasileira, desta vez, contará com diversas participações. A cantora e compositora baiana Natália Boere vai se unir aos 25 instrumentistas em uma interpretação de “Baião da Penha”, de Gilberto Gil. O Hino Nacional Brasileiro também será executado pela orquestra, lembrando o bicentenário da independência, com a participação de Mari Cardoso.

A Violões do Forte de Copacabana também executará, pela primeira vez ao vivo, a faixa “Simbarerê”, single do EP “Afro Funk Brasil”, gravado em parceria com a dupla Antonio Carlos e Jocafi, e que estará disponível a partir de 23 de setembro em todas as plataformas digitais, trazendo seis faixas, com produção musical de Luiz Potter, que também é regente do grupo.

“O aniversário do Forte é sempre uma das ocasiões mais importantes do nosso calendário. Além de comemorar a permanência e a força do espaço na cidade, celebramos também a parceria do Forte conosco, algo que faz com que todo o projeto se torne possível”, afirma a diretora artística da Violões do Forte, Márcia Melchior.

Completam as atrações do concerto uma intervenção com a participação dos jovens gêmeos Lucas e Matheus Pereira, tocando trombone e trompa, e que vão mostrar ainda uma apresentação especial de dança, trazendo o funk carioca para o destaque.


A Violões do Forte de Copacabana e Shalom seguirá com o seu circuito mensal de concertos gratuitos até o fim do ano, e além dos violões, a Orquestra traz ainda instrumentos como clarineta, flauta transversa, saxofone, trompete, trombone, teclado, percussão e bateria. 

O projeto é idealizado pelo Instituto Rudá e conta como mantenedores o Grupo Shalom e a CNOOC – China National Offshore Oil Corporation, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Já os patrocinadores são a TIJOÁ–Energia, Vibra-Energia, Eletrobrás-Furnas e Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura; e também da ONS-Sistema Nacional do Sistema Elétrico e Prefeitura do Rio/Cultura, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O projeto conta ainda com o apoio cultural da FHE-POUPEX.

Saiba mais sobre a Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom

Criada pelo Instituto Rudá, organização especializada em gestão de orquestras, e com idealização da produtora e empresária Márcia Melchior, a Orquestra Violões do Forte de Copacabana é formada por 25 jovens que possuem de 13 a 21 anos, alunos da rede pública de ensino. Os componentes ensaiam uma vez por semana no Forte de Copacabana e ainda contam com ensino de apoio, como aulas de inglês. A Orquestra também é parceira da Orquestra Shalom, que a acompanha há mais de dez anos. 

“O objetivo da Orquestra é capacitar os jovens para que eles cheguem a ingressar em orquestras profissionais, em orquestras das Forças Armadas, e que tenham um caminho profissionalizante, graças à música. Felizmente, ao longo dos anos, diversos estudantes da Orquestra ingressaram em projetos musicais e culturais, na academia, alguns chegando mesmo ao doutorado. Essa é a nossa maior missão”, diz Márcia Melchior, diretora artística e criadora do projeto.

Tendo realizado diversas apresentações nestes 11 anos, a Orquestra Violões do Forte de Copacabana vem cumprindo o  papel de incentivar novos talentos, e de difundir a cultura musical, fazendo dessa arte um instrumento de inclusão social e formação profissional. Acreditando na modificação do indivíduo através da arte, o Instituto empreendeu ações educativas envolvendo jovens em situação de carência econômica e social, fazendo da música um elemento formador de comportamento. Além dos conhecimentos próprios à execução do instrumento escolhido, a música proporciona aos jovens amadurecimento, profissionalização e maior solidariedade entre os componentes da Orquestra.

PROGRAMA:

Hino Nacional Brasileiro (participação de Mari Cardoso)

Vera Cruz

Bolero de Ravel 

Final feliz

Simbarerê

Cascavel 

Baião da Penha (part. Natália Boere)

Medley Funk

Como Nossos Pais 

Olhos Coloridos

SERVIÇO:

Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom comemora os 108 anos do Forte

Participações: Natália Boere, Lucas e Matheus Pereira

Data: 1 de outubro, sábado

Horário: 18h

Local: Forte de Copacabana

Endereço: Rua Coronel Eugênio Franco, n° 1 – Posto 6, Copacabana, RJ.

60 minutos. Grátis. Livre.

Acesse o site oficial da OVFC: www.violoesdofortedecopacabana.com.br/ 

Siga a Orquestra nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/violoesdoforte/ 

YouTube: https://www.youtube.com/VioloesdoForte
Facebook: https://www.facebook.com/VioloesDoForte 

Siga a Orquestra no Spotify:

Spotify: https://open.spotify.com/artist/0QacyVNz1x96XzkIkvURe8 

Publicar comentário