×

<strong>MCB PROMOVE VISITA EDUCATIVA À EXPOSIÇÃO ‘INDEPENDÊNCIAS: CASAS E COSTUMES NO BRASIL’</strong>

MCB PROMOVE VISITA EDUCATIVA À EXPOSIÇÃO ‘INDEPENDÊNCIAS: CASAS E COSTUMES NO BRASIL’

A VISITA ESPECIAL ACONTECE NO DIA 08 DE OUTUBRO, SÁBADO, DAS 10H ÀS 11H30. PARTICIPAÇÃO GRATUITA
 

Educativo do Museu da Casa Brasileira, instituição administrada pela Fundação Padre Anchieta, promove no dia 08 de outubro, sábado, às 10h, uma visita especial à exposição ‘Independências: Casas e Costumes no Brasil’. A atividade é gratuita e para participar é necessário se inscrever pelo site do MCB.

A visita tem a missão de apresentar para os visitantes um retrato da cultura material brasileira junto a registros das diferentes arquiteturas ligadas às três matrizes culturais que constituem a base de nossa formação sociocultural: a do colonizador português, a dos africanos e a dos indígenas.

A mostra ‘Independências: Casas e Costumes no Brasil’ propõe uma relação entre móveis, objetos e artefatos, com roupas e indumentárias criadas pelo estilista Alexandre Herchcovitch e pela pesquisadora e figurinista Jennifer Ramos dos Santos, por ocasião da elaboração da série IndependênciaS pela TV Cultura.

A exposição, que ficará em cartaz até o fim de novembro, é também uma oportunidade para se conhecer um pouco da história das origens do desenho da materialidade cultural brasileira, sua variedade de formas de habitar, de vestir e de construir objetos e práticas cotidianas que espelham as múltiplas identidades sociais ligadas ao período das lutas por independência no país, desde o final do século XVIII até a abolição da escravatura, em 1888.

O conteúdo da mostra foi organizado por Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB, em diálogo com as equipes técnicas do Museu, contando com a participação curatorial da historiadora especialista na História da escravidão e das Relações raciais nas Américas, Ynaê Lopes para o módulo da afrobrasilidade e do escritor, ambientalista e tradutor Kaká Werá Jecupé para o módulo dos povos originários.
 

SERVIÇO:

Visita educativa à exposição ‘Independências: Casas e Costumes no Brasil’

Dia: 08 de outubro, sábado

Horário: das 10h às 11h30

Inscrições aqui!

Av. Brig. Faria Lima, 2705 — Jardim Paulistano, SP

O MCB não possui estacionamento. Prefira o transporte público.

VISITAÇÃO

Museu da Casa Brasileira

De terça a domingo, das 10h às 18h, com exceção da sexta-feira, que tem horário estendido até 22h

Av. Brig. Faria Lima, 2.705 — Jardim Paulistano, SP

Próximo à estação Faria Lima da Linha Amarela do Metrô.

Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada)

Sexta-feira, entrada gratuita

Acessibilidade no local | Bicicletário com 40 vagas

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, administrada pela Fundação Padre Anchieta, dedica-se, há 52 anos, à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país. ​

Publicar comentário