Associação Fernanda Bianchini promove espetáculos gratuitos no Teatro Sérgio Cardoso em comemoração ao Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência

Associação Fernanda Bianchini promove espetáculos gratuitos no Teatro Sérgio Cardoso em comemoração ao Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência

A peça O Canto de Ayumi e o espetáculo de dança Outros Olhares apresentam elenco de artistas com deficiência e síndromes variadas no dia 21 de setembro

Em comemoração ao Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado no Brasil desde 2005, a Associação Fernanda Bianchini apresentará dois espetáculos sequenciais e gratuitos no próximo dia 21 de setembro, quarta-feira, a partir das 18h no Teatro Sérgio Cardoso,  equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigos da Arte.

A Cia de Teatro adulto da Associação Fernanda Bianchini abre a noite com O Canto de Ayumi no palco da Sala Paschoal Carlos Magno. A peça, original da cia, apresenta a jornada de maturação da jovem Ayumi, escolhida para cantar na formatura do colégio, mas que precisa antes enfrentar os seus próprios medos. 

Ayumi será colocada à prova em uma viagem pela terra encantada de Miracula. Comédia, drama, canto e dança compõem esta história baseada em clássicos da literatura fantástica como “A História sem fim”, “O Labirinto do Fauno” e “Alice no País das Maravilhas”. 

Na sequência, sobe ao palco a Cia Ballet de Cegos com o espetáculo Outros Olhares. O entendimento desse espetáculo se dá através do olhar de quem o assiste. Um trabalho abrangente, reunindo várias modalidades de dança, nos mostra o quanto o ser humano é capaz de realizar aquilo que se propõe, ou o que busca de alguma forma.

Durante todo o espetáculo, apresentado por um elenco de bailarinos com deficiências visuais, o som e o uso de bengalas de condução permitem a real mobilização dos artistas pelo palco, criando um espetáculo que verdadeiramente nos mostra o quanto somos capazes de nos entregar a aquilo que realmente gostamos de fazer, existir, viver e dançar.

“Somos um país com mais de 12 milhões de pessoas com alguma deficiência física ou intelectual, ou seja, quase 7% da população, de acordo com dados do IBGE, por isso a arte tem um papel fundamental como espaço de inclusão”, diz Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte. “O movimento de acessibilidade é muito importante para o público, mas é fundamental e necessário para o artista com deficiência. Mais uma vez o Teatro Sérgio Cardoso abre suas portas para celebrar a diversidade dos nossos artistas”, conclui.

SERVIÇO

Data: 21 de setembro de 2022, quarta-feira, a partir das 18h

Local: Sala Paschoal Carlos Magno – Teatro Sérgio Cardoso

EndereçoR. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo – SP – CEP 01326-010

Telefone(11) 3882-8080

Classificação Etária: Livre

Duração de cada espetáculo: 50 minutos

Realização: Associação Fernanda Bianchini

Entrada: Gratuita

Sobre a Amigos da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, além da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa,  trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.

Sobre o Teatro Sérgio Cardoso

Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso mantém a tradição e a relevância conquistada em mais de 40 anos de atuação na capital paulista. Palco de espetáculos musicais, dança, peças de teatro, o equipamento é um dos últimos grandes teatros de rua da capital, e foi fundamental  nos dois anos de pandemia, quando abriu as portas, a partir de rígidos protocolos de saúde, para a gravação de especiais difundidos pela plataforma #CulturaEmCasa. 

Composto por duas salas de espetáculo, quatro dedicadas a ensaios, além de uma sala de captação e transmissão, o Teatro tem capacidade para abrigar com acessibilidade oito pessoas na sala Nydia Licia, 827 na sala Paschoal Magno 149 pessoas são comportadas no hall de entrada, onde também acontecem apresentações e aulas de dança. 

Em junho deste ano, mais uma vez o Teatro inova e lança o Teatro Sérgio Cardoso Digital. Com um investimento em alta tecnologia e adaptação para as necessidades virtuais, o TSC Digital, na vanguarda dos teatros públicos brasileiros, vai ao encontro de forma inédita da democratização do acesso à cultura com objetivo de garantir uma experiência online o mais próxima possível da presencial.

O CANTO DE AYUMI

Horário: 18h

Elenco: Beatriz Conceição / Cacau / Cajú / Cintia Domingues / Claudia Batista / Gabriel Carvalho / Gi Zuttion / Paula Kevilin / Jaymax / José Danuzio / Lena Celoto / Lírio / Margarete Jardim / Mari Mayumi  / Nani Machado / Neide Rochman / Rita Amaral / Salys / Sofia Princesa / Sônia Regina / Tate Santana / Zilda Lilás 

Ficha técnica

Texto e direção: Mariana Chiuso

Assistentes de direção: Arthur Baldim e Bea Albuquerque 

Supervisão Artística: César Albuquerque

Coordenação Pedagógica: Márcia Bueno

Trilha sonora original: Marcela Trevisani e Mariana Chiuso 

Cenário: Ateliê AFB Figurinos

Produção: Equipe AFB

Direção geral: Fernanda Bianchini

ESPETÁCULO OUTROS OLHARES

Horário: 19h

Elenco: Adriana Moreti / Aldenice Moreira / Aldenir Moreira / Alexsandro Rodrigues / Aline Lopes / Camilo / Carolina Vitória / Cíntia Domingues / Jessica Lacerda / Gabriel Domingues / Gisele / Isabel Sampaio / Márcia Danielle / Margarete Jardim / Mariane Mayumi / Paloma Varjão / Ruth Silva / Vinicius Longuinho / Viviane Garcia

Sequência

1- Flores

2 – Hip Hop

3 – O amor constrói 

4 – Samba

5 – Reconectando

6 – Trois do lago 

7 – Pas de deux de Copelia 

8 – Dança do Ventre

9 – Despertar

10 – Olhando para as Estrelas

Ficha técnica 

Direção Geral: Fernanda Bianchini 

Direção artística: Cesar Albuquerque 

Coordenação Pedagógica: Marcia Bueno

Equipe técnica: equipe do Teatro Sérgio Cardoso

Produção: Bianca Luiza, Elaine de Lutis, Robson Luna

Administrativo: Damaris Ferreira, Elaine de Lutis, Leandro da Silva e Rita Ferreira

Foto e Filmagem: Angel Produções 

Coreografias: professores da AFB e convidados 

Cenário: AFB

Redes Sociais TSCInstagram | Facebook | Site

marramaqueadmin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *