×

<strong>Filme “Lima Barreto, ao Terceiro Dia”, de Luiz Antonio Pilar, ganha cartaz e trailer</strong><br> 

Filme “Lima Barreto, ao Terceiro Dia”, de Luiz Antonio Pilar, ganha cartaz e trailer
 

Longa de ficção protagonizado por Luis Miranda e dirigido por Luiz Antonio Pilar estreia nos cinemas no dia 29 de setembro 


A produtora LaPilar Produções Artísticas acaba de lançar o cartaz e trailer oficiais do filme “Lima Barreto, ao Terceiro Dia”, protagonizado por Luis Miranda e dirigido por Luiz Antonio Pilar. O longa de ficção é inspirado na peça homônima de Luís Alberto de Abreu e aborda os três dias da última internação hospitalar do escritor Lima Barreto, no manicômio D. Pedro II, em 1919, no Rio de Janeiro, após uma forte crise de alucinação. Seu nome de batismo era Afonso Henriques de Lima Barreto. Como jornalista e escritor, publicou romances, sátiras, contos, crônicas e muitas obras em periódicos, principalmente em revistas populares ilustradas e anarquistas do início do século XX. Confira o trailer neste link. 
 

O roteiro traz Lima Barreto em duas versões: aos 42 anos, interpretado por Luis Miranda, e mais jovem, aos 30, na pele do ator Sidney Santiago Kuanza, fruto da sua memória e alucinações constantes. Além disso, durante toda a narrativa, é possível perceber três momentos distintos: o real, onde Lima conversa com um doente mental que divide com ele o quarto no hospital; o passado, o qual ele relembra diversas vezes o período que era jovem e escrevia o romance “O Triste Fim de Policarpo Quaresma”, uma de suas principais obras, e, por fim, temos o momento da ‘ficção’, onde os personagens deste mesmo romance ganham vida e são mostrados em cena de uma forma curiosa, fantasiosa e caricata.
 

“Lima Barreto, ao Terceiro Dia” ganhou no Cine PE 2021, festival de cinema realizado em Recife, o prêmio de Melhor Roteiro e Melhor Direção de Arte. O longa conta com distribuição da Pipa Pictures (de “Jovens Polacas”, “Christabel”, “Noites de Alface” e “Delicadeza é Azul”), e coprodução da Globo Filmes, Canal Brasil e Telecine.

Link com fotos, trailer e cartaz para download.
 

Sinopse: Nos três últimos dias de sua internação em um manicômio, o escritor Lima Barreto, que sofreu com depressão e alcoolismo, relembra sua vida como jovem autor enquanto escrevia “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, uma de suas principais obras. Aos 42 anos, o artista (Luis Miranda) fantasia sobre os personagens que criou e tem alucinações constantes que a todo instante o remetem à sua juventude, quando ainda era um rapaz de 30 anos (Sidney Santiago Kuanza). As duas versões de Lima Barreto também se confrontam com os personagens do romance, que ganham vida e aparecem em cena de forma fantasiosa e caricata. “Lima Barreto, ao Terceiro Dia” é dirigido por Luiz Antonio Pilar.

Elenco: Luis Miranda, Sidney Santiago Kuanza, Orã Figueiredo, Maria Clara Vicente, Gisele Fróes, Cristiane Amorim, Camilo Bevilacqua, Mauricio Tizumba, Eduardo Silva, Fernando Santana, Ronny Kriwat, Tiago Cosmo, Mariah da Penha e Gefferson Pereira

Ficha Técnica

Lima Barreto, ao Terceiro Dia (2018) (104´) — Ficção

Direção: Luiz Antonio Pilar

Produtor Executivo: Luiz Antonio Pilar

Produtor Associado: José Alvarenga Jr.

Roteiro: Luiz Antonio Pilar e Luís Alberto de Abreu

Direção de Fotografia: Daniel Leite

Direção de Arte e Cenografia: Dóris Rollemberg

Distribuição: Pipa Pictures

Figurino: Helena Affonso Maquiagem

Caracterização: Marina Beltrão

Desenho de Som e Mixagem: Gabriel Pinheiro

Montagem: André Pacheco e Luiz Antonio Pilar

Música Original: Amora Pêra e Paula Leal

Produção: LaPilar Produções Artísticas

Coprodução: Globo Filmes, Canal Brasil e Telecine

Som Direto: Wilson Almeida

Verifica a classificação indicativa

SOBRE O CANAL BRASIL

O Canal Brasil é, hoje, o canal responsável pela maior parte das parcerias entre TV e cinema do país e um dos maiores do mundo, com 365 longas-metragens coproduzidos. No ar há mais de duas décadas, apresenta uma programação composta por muitos discursos, que se traduzem em filmes dos mais importantes cineastas brasileiros, e de várias fases do nosso cinema, além de programas de entrevista e séries de ficção e documentais. O que pauta o canal é a diversidade e a palavra de ordem é liberdade — desde as chamadas e vinhetas até cada atração que vai ao ar.
 

SOBRE A GLOBO FILMES     

A Globo Filmes atua como produtora e coprodutora de filmes brasileiros com foco na qualidade artística e na diversidade de conteúdos que valorizam a nossa cultura, maximizando a audiência no cinema e demais janelas. Desde 1998, participou de mais de 400 filmes, levando ao público o que há de melhor do cinema brasileiro; comédias, romances, documentários, infantis, dramas e aventuras. Fazem parte de sua filmografia recordistas de bilheteria, como ‘Tropa de Elite 2’ e ‘Minha Mãe é uma Peça 3’ — ambos com mais de 11 milhões de espectadores –, sucessos de crítica e público como ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Aquarius’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘O Palhaço’ e ‘Carandiru’, e longas premiados no Brasil e no exterior, como ‘Cidade de Deus’ — com quatro indicações ao Oscar — e ‘Bacurau’, que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes. Mais recentemente, com o reaquecimento da indústria pós-pandemia, lançou títulos como ‘Marighella’, ‘Turma da Mônica: Lições’ e ‘Medida Provisória’.

SOBRE A COPRODUTORA – TELECINE

Líder e referência em filmes no Brasil, o Telecine é o clube de cinema mais completo e com o maior acervo do país, selecionado por meio de um atento e especializado trabalho interno de curadoria. Com o objetivo de contemplar a pluralidade da indústria e atender aos mais variados perfis de usuários, o Telecine transforma programação em experiência com o filme ideal de acordo com o seu momento cinema. O catálogo reúne clássicos de grandes estúdios, do mercado independente e nacional, além de produções exclusivas lançadas pelo selo Première Telecine. Acesse Telecine e experimente a magia do cinema.
 

SOBRE A LAPILAR PRODUÇÕES

A LaPilar Produções Artísticas é uma produtora de conteúdo para Cinema, Televisão e Teatro que tem como objetivo principal trabalhar a imagem, a história e a cultura da população negra. Alguns dos seus projetos de destaque são: “Candeia”, um documentário em memória aos quarenta anos de morte do compositor, que foi um dos maiores nomes da ala de compositores da Portela e, também, idealizador e fundador do Grêmio Recreativo de Artes Negras Quilombo, “Remoção”, sobre o processo de remoção das favelas da zona sul do Rio de Janeiro (Parque Proletário da Gávea, na Gávea, Praia do Pinto, no Leblon, Ilha das Dragas e Morro da Catacumba, na Lagoa, Morro Macedo Sobrinho, em Botafogo e Morro do Pasmado, em Copacabana), nas décadas de 1960 e 70, entre outros.

SOBRE A PIPA PICTURES

A Pipa Pictures é uma empresa de distribuição com sede no Rio de Janeiro com mais de 15 anos de mercado lançando filmes brasileiros. Os filmes distribuídos pela Pipa são frequentemente premiados em festivais e aclamados pela crítica. Recentemente, a empresa passou por uma reformulação, mudando sua identidade visual e logomarca, visando também o público internacional e somando ao seu line up projetos com mais apelo comercial que possibilitem grandes bilheterias, sem abandonar os filmes de relevância artística, independentes e o público de nicho. Esta nova visão consolidou novas parcerias em projetos audiovisuais, com destaque para: “Um Dia Qualquer”, dirigido por Pedro Von Kruger, com produção da Elixir Entretenimento e Canal Space; “Intruso”, de Paulo Fontenelle, numa parceria de produção do Canal Imaginário e Canal Brasil; “Jovens Polacas” e “Christabel”, ambos de Alex Levy-Heller, produzido pela Afinal Filmes e Alelo Filmes, entre outros.
 

Publicar comentário