×

<strong>NA REINAUGURAÇÃO DO MUSEU DO IPIRANGA, OSESP E SP BIG BAND REALIZAM CONCERTO EM COMEMORAÇÃO AO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA </strong>

NA REINAUGURAÇÃO DO MUSEU DO IPIRANGA, OSESP E SP BIG BAND REALIZAM CONCERTO EM COMEMORAÇÃO AO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA 

Orquestra convida a São Paulo Big Band e faz apresentação gratuita com grandes sucessos da Música Popular Brasileira; concerto faz parte da programação de reabertura do Museu do Ipiranga e comemora o bicentenário da Independência. 

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp convida a São Paulo Big Band para juntos realizarem uma homenagem ao Bicentenário da Independência do país e celebrar a reabertura do Novo Museu do Ipiranga. O concerto, que acontece neste domingo (11/set), às 17h, ganhou o nome de “Sob o sol do Brasil”, trazendo músicas radiantes da MPB em arranjos orquestrais. Com o maestro Wagner Polistchuk no pódio, os grupos tocarão clássicos como Tropicália, de Caetano Veloso, e Milagre dos Peixes, de Milton Nascimento. A entrada é gratuita. 

Segundo o Diretor Artístico da Osesp, Arthur Nestrovski, “a música popular brasileira tem papel crucial na vida do nosso país. Não se pode discutir a história do Brasil – chegando a 200 anos desde o mítico brado da Independência – sem mencionar a importância desse repertório. Para entender o Brasil, é preciso ouvir e discutir os choros de Pixinguinha, os sambas de Caymmi, Ary Barroso, Cartola e Nelson Cavaquinho, vários gêneros irresistíveis de dança como o frevo e o baião, além da sofisticação da Bossa Nova de João Gilberto, Tom Jobim e Vinicius de Moraes, seguida dos choques estridentes do tropicalismo de Caetano Veloso e da negritude mineira de Milton Nascimento, até chegar às luminosas criações de Hermeto Paschoal e Egberto Gismonti e à cosmopolita vanguarda paulista, para ficar só nesses”.

Arranjos especiais das músicas que moldaram a cultura brasileira e sua identidade moderna devem entusiasmar o público. “O país ainda tem um longo caminho pela frente até dar conta de sua própria história e seu próprio potencial. Na música, porém, já deu infinitas provas do que pode ser realizado. Ela segue como fonte de inspiração para todos nós, que acreditamos numa sociedade inclusiva; e nos dá a chance de desfrutar, por alguns momentos que sejam, de uma vida livre, sob o sol do Brasil”, reitera Arthur.

Novo Museu do Ipiranga
O concerto da Osesp e da SP Big Band integra a intensa programação oficial — e inteiramente gratuita — realizada pelo estado de São Paulo para celebrar o Bicentenário da Independência e a reabertura do Museu do Ipiranga. De 7 a 11 de setembro, passarão pelo palco montado na área externa espetáculos de música, dança, artes visuais e balé de drones. Todos os eventos serão transmitidos ao vivo pela plataforma de streaming e VOD #CulturaEmCasa.

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp
Fundada em 1954, desde 2005 é administrada pela Fundação Osesp. Thierry Fischer tornou-se Diretor Musical e Regente Titular em 2020, tendo sido precedido, de 2012 a 2019, por Marin Alsop, que agora é Regente de Honra. Em 2016, a Orquestra esteve nos principais festivais da Europa e, em 2019, realizou turnê na China. No mesmo ano, estreou projeto em parceria com o Carnegie Hall, com a Nona Sinfonia de Beethoven cantada ineditamente em português. Em 2018, a gravação das Sinfonias de Villa-Lobos, regidas por Isaac Karabtchevsky, recebeu o Grande Prêmio da Revista Concerto e o Prêmio da Música Brasileira.

São Paulo Big Band
Criada com o objetivo de levar o swing contagiante de ritmos brasileiros e latinos, com solos e arranjos exclusivos em apresentações para todos os públicos, no Brasil e para o mundo, a São Paulo Big Band é uma big band com formação clássica de cinco saxofones, quatro trombones, quatro trompetes, piano, guitarra, contrabaixo, percussão e bateria.

Wagner Polistchuk
O maestro foi Regente Principal da Orquestra Sinfônica da USP entre 2012 e 2014, Diretor Artístico da Camerata Antiqua de Curitiba de 2009 a 2011, Regente Adjunto da Orquestra Sinfônica de Santo André e também Diretor Artístico e Regente Titular da Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina. Tem se apresentado à frente de importantes orquestras brasileiras e também no exterior, como a Sinfônica de Mendoza, na Argentina; a Sinfônica Nacional, no Peru; a Hermitage Orchester, na Suíça; a Orquesta Sinfónica de la UANL, em Monterey, no México; e a Filarmônica de Kielce, na Polônia. Em 1990, especializou-se como solista de trombone com Branimir Slokar, na Alemanha. Iniciou estudos de regência – paralelamente às atividades como trombonista – tendo como primeiro professor Eleazar de Carvalho, seguido por Dante Anzolini, Ronald Zollmann, Andreas Spörri, Roberto Tibiriçá e Kurt Masur. É Trombone Solista da Osesp desde 1985 e já esteve inúmeras vezes no pódio, à frente da Orquestra.

PROGRAMA

BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA 

OSESP
SP BIG BAND
WAGNER POLISTCHUK regente
Moraes MOREIRA | Estrepolia Elétrica [Arranjo de Luiz Arruda Paes]
PIXINGUINHA e Benedito LACERDA | 1 X 0 [Arranjo de Nailor Azevedo (Proveta)]
DOMINGUINHOS e Gilberto GIL / SIVUCA e Glorinha GADELHA | Lamento Sertanejo / Feira de Mangaio [Medley em arranjo de Fábio Prado]
Dorival CAYMMI | Suíte Caymmi – História de Pescadores: Excertos [Arranjo de Dori Caymmi]
Nelson CAVAQUINHO e Guilherme de BRITO / CARTOLA e Elton MEDEIROS | Folhas Secas / O Sol Nascerá [Medley em arranjo de Tiago Costa]
Tom JOBIM | Garota de Ipanema [Arranjo de Eumir Deodato]
Caetano VELOSO | Tropicália [Arranjo de Ruriá Duprat]
Milton NASCIMENTO | Milagre dos Peixes [Arranjo de César Camargo Mariano e orquestração de Nelson Ayres]
Hermeto PASCOAL / Egberto GISMONTI | Bebê / Frevo [Medley em arranjo de André Mehmari]
Ary BARROSO | Aquarela do Brasil [Arranjo de Laércio de Freitas]


SERVIÇO

Data: 11 de setembro, domingo, às 17h.
Endereço: Parque da Independência | Avenida Nazareth, s/n – Ipiranga, São Paulo, SP
Recomendação etária: Livre
Ingressos: Não serão distribuídos ingressos, a entrada é aberta para todos os públicos.
Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 5h às 20h.
Programação completa: www.vivaonovomuseudoipiranga.com.br
Assista ao vivo em: https://culturaemcasa.com.br/

Publicar comentário