China Pereira é o destaque do Projeto “Pagode do Áurea – Samba e Resistência”, domingo 07/08, em Guaianases 

China Pereira é o destaque do Projeto “Pagode do Áurea – Samba e Resistência”, domingo 07/08, em Guaianases 

As atividades culturais têm início às 14h, com a apresentação teatro infantil da CIA MAPINGUARY, às 15h, feira gastronômica, DJ Black Music e “espaço kids”. A apresentação da banda e China Pereira, como convidado especial, tem início às 18h, como ponto alto da festa. 

GRÁTIS

 Dia 07/08/22 – a partir das 14h Rua Joaquim de Sá, 18 –
Jd. Áurea, Guaianases, SP. 

É de Guarulhos, na Grande São Paulo, que vem a atração especial do Pagode do Áurea, neste show. China Pereira, considerado “sambista raiz”, vem afiado no cavaquinho, trazendo repertório inspirado em suas influências musicais. Então, tem músicas de Noel Rosa, Nelson Cavaquinho, Cartola, Zeca Pagodinho, Jorge Aragão e Fundo de Quintal, além das autorais “Sou nó na madeira, sou Jequitibá” e “Santa voz”, algumas das mais famosas do artista. 

Este é o penúltimo show, de uma série de 05 apresentações, que compõem o projeto cultural “Pagode do Áurea – Samba e Resistência” aprovado no EDITAL DE APOIO A PROJETOS CULTURAIS DESCENTRALIZADOS DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS — Secretaria Municipal de Cultura. 

Sobre o convidado

 Anderson Pereira da Silva, que na carreira musical é China Pereira, nasceu no município de Guarulhos, na Grande São Paulo. Foi “amamentado” no samba e logo passou a acompanhar seu tio, Luis Carlos, nos ensaios da bateria da Escola de Samba Acadêmicos do Picanço. O tio foi um dos fundadores da escola e ocupava a função de mestre sala. Ali, China Pereira teve seu primeiro contato com instrumentos musicais. 

Aos 13 anos ganhou o primeiro cavaquinho do pai e Nonô do Cavaco foi seu professor, nome de peso nas rodas de samba da região. Seu talento musical foi brotando organicamente nas rodas de samba e mostrando que sua musicalidade nasceu “raiz”. Logo passou a fazer abertura de shows dos famosos, como Diogo Nogueira, Arlindo Cruz, Leci Brandão, Royce do Cavaco e Almirzinho, que ele tem como um “padrinho”, pois tocou com ele em várias casas noturnas, fazendo a abertura de seus shows. 

A raiz 

Alexandre Dourado, um dos músicos da banda Pagode do Áurea, explica que o evento tem a ver com uma série de valores que, como todos sabem, são importantes para preservar a cultura preta – o samba, como elemento da identidade cultural brasileira e muito mais: “Sim, o ponto que nos une a China Pereira é que também somos “samba raiz”, enfatiza. “De verdade, estamos botando fé naquilo que nos move e que, por ser autêntico, chama a atenção dos jovens da região e extrapola! Ao nos prepararmos para o penúltimo show deste projeto, a sensação é a de que estamos fazendo a diferença, com o nosso trabalho e nossa música”. 

Sobre a proposta do evento 

Com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura, o projeto aprovado “Pagode do Áurea-Samba e Resistência”, pretende: 

• Gerar renda e trabalho temporário; Impulsionar a economia criativa da região com a contratação de serviços locais; 

• Impactar indiretamente na formação cultural local e elevar a autoestima do cidadão do território com a oferta de arte, cultura e valorização de suas manifestações, como o Samba e a Cultura Negra; 

• Incluir as famílias nas atividades de lazer e entretenimento no território.

 Sobre o Pagode do Áurea 

O “Pagode do Áurea” foi idealizado por amigos e moradores do Jardim Áurea e região do bairro de Guaianases, no extremo da Zona Leste de São Paulo. Formado em 02 de setembro de 2018, a partir da união de dois grupos de samba, o “Quinto Batuque” e o “Samba Pra Curtir”, somaram-se talentos com a ideia de curtir uma boa roda de samba, além de resgatar e manter viva a essência do ritmo. 

A receita apresentou-se perfeita para levar alegria e cultura musical a um público, em geral, carente também de diversão e entretenimento. Os músicos Fazem parte do Pagode do Áurea, os músicos Michel Soto, no cavaco e voz, Josenário Mascarenhas, no banjo e voz, Belo, no violão 7 cordas, José Pereira, no reco-reco, Diego Aramis, no tantanzinho, Alexandre Dourado, cuíca, Gilson e Carlos Eduardo nos pandeiros, João Carlos, na percussão geral e Edson Severino, no tantan. 

Serviço 

Data: 07/08/2022 

Ingresso: GRÁTIS 

Hora: 14h – Abertura 15h – Apresentação teatro infantil da CIA MAPINGUARY 

Feira gastronômica 

DJ Black Music Espaço kids 

18h – Pagode do Áurea, Samba e Resistência, com a participação especial de China Pereira 

Local : Rua Joaquim de Sá, 18 – Jd. Áurea, Guaianases, SP 

Sobre o último evento 

04/09 – Pagode do Áurea e Yvani Coelho – Último show do Projeto EDITAL DE APOIO A PROJETOS CULTURAIS DESCENTRALIZADOS DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS — Secretaria Municipal de Cultura

Sempre a partir das 14h

 Sempre à Rua Joaquim de Sá, 18 – Jd. Áurea, Guaianases, SP 

marramaqueadmin