Usina Cultural Energisa dá pontapé nos festejos juninos em comemoração de seus 20 anos

Usina Cultural Energisa dá pontapé nos festejos juninos em comemoração de seus 20 anos

Celebração, que acontece neste final de semana, traz exposição de obras de arte e show da dupla Juzé e Lukete com Os Gonzagas

A Paraíba começa o aquecimento para o Maior São João do Mundo neste final de semana, dias 27 e 28 de maio. A Usina Cultural Energisa, que fica em João Pessoa, completa 20 anos esse mês e, para celebrar a data, promoverá o Esquenta Viva Usina. O evento terá uma programação multicultural, que vai da exposição de obras à apresentação de palhaços, passando, é claro, por shows de forró. Além de marcar as duas décadas do aparelho cultural, a iniciativa também tem o intuito de festejar a cultura tipicamente paraibana.

Iniciando a programação, no dia 27, a Usina inaugura uma exposição sobre os 20 anos, que traz muito da tradição e arte produzidas na Paraíba. O grafiti do artista The Arruda também fará parte da celebração. E para quem quer dançar, às 20h, na Tenda da Música, a cantora Luana Flores convida as mestras Ana do Coco e Vó Mera. Já às 22h, será a vez do público assistir a apresentação da banda Funkeria na sala Vladimir Carvalho.

No domingo, dia 28, a Usina será palco do show dos Gonzagas com a dupla de repentistas Juzé e Lukete. Os dois são conhecidos do público em todo o Brasil pela participação na novela Mar do Sertão, da TV Globo. O encontro para lá de animado começa às 19h, na Tenda da Música. Mas o esquenta para o show ficará a cargo da família Los Iranzi, que vai levar palhaçadaria para adultos e crianças ao Palco Bonde, às 17h.

Além das atrações culturais, o público poderá passear e provar quitutes na Feirinha de Gastronomia e Artesanato, que estará aberta todo o final de semana, a partir das 15h00. E o ingresso para aproveitar todas essas atrações e já começar os preparativos para os festejos juninos é 1kg de alimento não perecível. A arrecadação com essa ação social será integralmente destinada para as comunidades de João Pessoa, através da Cufa, a Central Única das Favelas.

“Temos muito orgulho do legado que a Usina Energisa tem construído na Paraíba ao longo desses 20 anos, com atividades alinhadas com processos educacionais e compromissos públicos do Grupo Energisa para o desenvolvimento sustentável. São duas décadas acreditando, fomentando e incentivando a rica cultura e os artistas paraibanos, por meio de um espaço democrático que recebe e dá protagonismo às mais diversas expressões artísticas, do sertão ao litoral”, afirmou Marcio Zidan, diretor-presidente do grupo Energisa na Paraíba.

Viva Usina

As celebrações pelos 20 anos da Usina Cultural Energisa não terminam nesse final de semana. O evento também marca o lançamento do projeto Viva Usina. A iniciativa vai escolher artistas e produtores culturais paraibanos para ocupar a Usina com muita criatividade de julho a novembro. A expectativa é que o projeto gere 1.600 empregos diretos, com um impacto econômico de R$ 3 milhões e um público estimado de 45 mil pessoas.

Os interessados podem enviar as propostas até o dia 31 deste mês através do site. As inscrições para os mestres e mestras da cultura popular também podem ser feitas através de Whatsapp. A análise das propostas ocorre de 1º a 18 de junho e o anúncio dos vencedores sai no dia 19. Um júri composto por agentes culturais de diversas regiões do estado nas áreas que o edital contempla vai analisar os projetos. No total, 142 propostas serão escolhidas.

O projeto Viva Usina é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal e patrocínio da Energisa, com produção da Atua Comunicação Criativa e o apoio da Usina Cultural Energisa.

20 anos da Usina

A Usina Energisa tem sido uma referência na promoção e valorização da cultura na Paraíba e já foi palco de grandes eventos como Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa (Cineport); Festival Mundo; a Mostra Cinema e Diretos Humanos; festivais de cultura popular como o Festival de Forrozeiros e do Japão, e o tradicional Natal na Usina que, em 2023, chega a sua 10ª edição.

“Entendemos que nosso papel vai muito além do fornecimento de energia, perpassa a inserção na sociedade e a contribuição para o desenvolvimento do estado e suas vocações, entre elas, a cultura, que é referência no país. Hoje, além de uma programação multi linguagem, a Usina oferece oportunidades para os nossos artistas, para a geração de renda, lazer, conhecimento, entre outras entregas importantes para o povo paraibano”, diz Marcio Zidan.

Desde sua fundação em 2003, estima-se que quase 1,2 milhão de pessoas foram beneficiadas diretamente com a programação da Usina nos últimos 20 anos. Considerada umas das principais vitrines da cultura paraibana, o local apoia e ocupa seus espaços culturais com editais de cessão gratuita e projetos incentivados por Leis de Incentivo à Cultura.

Veja a programação completa de aniversário:

Sábado, dia 27:

15h – Abertura da Feirinha de Artesanato e gastronomia e galeria de artes

20h – Show de Luana Flores convidando Mestra Ana do Coco de Mestra Vó Mera (tenda da Música)

22h – Show de Funkeria (Sala Vladimir Carvalho)

Domingo, dia 28:

15h – Abertura da feirinha de artesanato e gastronomia

15h – Abertura galeria de artes

16h – Apresentação de circo Los Iranzi

19h – Os Gonzagas + Juzé e Lukete

Sobre a Energisa

Com 118 anos de história, a Energisa é um dos maiores grupos privados com capital nacional do setor elétrico brasileiro. Somos um ecossistema de produtos e serviços voltado para protagonizar a transformação energética, conectando pessoas e empresas à melhor solução de energia e construindo um mundo mais sustentável.

Nosso portfólio abrange 9 distribuidoras e 12 concessões de transmissão, uma marca inovadora de soluções energéticas – a (re)energisa –, com geração distribuída por fonte renovável, comercialização de energia no mercado livre e serviços de valor agregado, além de uma central de serviços compartilhados, uma empresa de contact center e a fintech Voltz, a primeira no segmento de empresas de serviço público de energia.

Transformamos energia em conforto e desenvolvimento para mais de 20 milhões de pessoas em 862 municípios de todas as regiões do país e geramos mais de 20 mil empregos, diretos e indiretos. 

marramaqueadmin