Últimas semanas: visite a exposição 22 em Campo, do Museu do Futebol, que relaciona o Modernismo e o esporte mais popular do país

Mostra temporária permanece em cartaz até o dia 29 de janeiro e também ficará disponível virtualmente

Que tal aproveitar as férias de janeiro para visitar a exposição temporária 22 em Campo  100 anos de futebol e modernismo no Brasil, do Museu do Futebol, que entra em sua reta final? A mostra, que tem curadoria de Guilherme Wisnik e apresenta as mais diversas relações entre modernismo e futebol, fica em cartaz até o domingo, dia 29 de janeiro, na instituição do Governo do Estado de São Paulo. 

22 em Campo – 100 anos de futebol e modernismo no Brasil parte de uma brincadeira com os números: 22 é o ano em que se realizou a Semana de Arte Moderna e, agora, de seu centenário. É também o número de jogadores em campo numa partida oficial: 22 atletas que se movem ocupando o espaço delimitado pelas quatro linhas, criando narrativas emocionantes ao longo dos 90 minutos do jogo. Por isso, a mostra tem 22 módulos dedicados a 22 temas escolhidos para relacionar os anos de 1922 e 2022, o esporte e o Modernismo. Os módulos são ilustrados por fotografias e vídeos de época, áudios históricos e outros gravados por atores, interpretando texto do Modernismo que se referem ao futebol; além de criações feitas especialmente pelo designer Kiko Farkas para a identidade visual da mostra. A cenografia é de Álvaro Razuk.   

Em novembro, a exposição também ganhou novos conteúdos relacionados à Copa do Mundo. O público pode conferir curiosidades, fotos e uma experiência audiovisual sobre o Catar e um novo mural de selfie, pintado pelo artista Deco Farkas, com os principais jogadores a personagens do Mundial.  

Além disso, a mostra conta com a bola oficial do torneio e com a camisa mais antiga da seleção brasileira que se tem conhecimento até hoje, usada em 1922 por Amílcar Barbuy no bicampeonato sul-americano do Brasil. 

Tour virtual 

Além de visitar presencialmente o Museu do Futebol, agora o público pode fazer também um tour virtual pela mostra 22 em Campo, navegando por todo espaço da exposição pela tela do celular ou do computador. Para isso, basta acessar este link: https://museudofutebol.org.br/22emcampo/  

E por fim, há também um vídeo sobre a exposição disponível no canal do Youtube do Museu do Futebol, que conta com entrevistas de curadores da mostra, além das diretoras executiva e técnica da instituição, Renata Motta e Marília Bonas, respectivamente. (Clique aqui para acessar)  

SERVIÇO  

Museu do Futebol  
Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu – São Paulo    
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)     
Toda primeira terça-feira do mês, até as 21h (entrada até 20h)     
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)     
Crianças até 7 anos não pagam     
Grátis às terças-feiras     
Garanta o ingresso pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/67330   
Estacionamento com Zona Azul Especial – R$ 5,75 por três horas     

A exposição temporária “22 em Campo” conta com Patrocínio Máster da Goodyear e Patrocínio das empresas EMS Farmacêutica e Movida Aluguel de Carros; São apoiadores: Evonik Brasil, Syngenta, Yamaha – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.   

SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL   

Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.   

PATROCÍNIOS E PARCERIAS   

A Temporada 2022 do Museu do Futebol tem patrocínio máster da Goodyear. Os patrocinadores são: EMS Farmacêutica, Movida Aluguel de Carros e Grupo Eurofarma. Tem como apoiadores: Evonik Brasil, Syngenta, Yamaha e Lojas Torra; e como empresas parceiras: Banco Safra, Eaton, Perfetti Van Melle Brasil e Grupo Zanchetta. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.