Neste sábado (25/11), a TV Cultura exibe, ao vivo, diretamente da Sala São Paulo, a grande final do Prelúdio.
O programa apresentado por Roberta Martinelli e pelo maestro Júlio Medaglia anunciará o vencedor da temporada 2023, que ganhará uma bolsa de estudos na Academia Franz Liszt, em Budapeste, na Hungria.
Vai ao ar a partir das 18h30, na tela da Cultura e na Rádio Cultura FM (103,3 MHz).
Os quatro finalistas do Prelúdio que se apresentam na grande final são os paulistanos Guilherme Frazatto, de 25 anos, João Pedro Ferraz, 25 anos, e Mattheus Versiani, 21 anos, e o carioca Ricardo Gaio, 28 anos.
O Júri que avaliará os quatro jovens músicos será composto por Irineu Franco Perpétuo, jornalista e crítico musical; Antonio Vaz Lemes, professor e pianista; a soprano Camila Titinger; e Yara Caznok, professora de música e pesquisadora em percepção musical.
Além dos jurados, o público também poderá votar em seu músico preferido pelas redes sociais da emissora.
Temporada 2023
Dezesseis jovens entre 13 e 28 anos participaram do Prelúdio este ano.
Pela primeira vez a atração foi dividida em oito fases eliminatórias, proporcionando que cada participante se apresentasse duas vezes, em episódios diferentes e tocando músicas distintas.
A intenção foi dar mais visibilidade aos jovens participantes.
Sobre o Prelúdio
A atração completou 18 anos em 2023.
Nesse período, o programa lançou no mercado da música clássica nomes como o pianista Cristian Budu, o violinista Guido Sant’Anna, o pianista Estefan Iatcekiw e o cantor Bruno Sá.
O pianista Felipe Naim, que venceu o programa em 2019, foi para Budapeste, concluiu seu curso na academia húngara e, atualmente, mora na Europa dando aulas e tocando em diversos países.
O vencedor de 2022 foi o saxofonista Samuel Alves, que iniciou seus estudos na Franz Liszt.
Lei Nacional de Incentivo à Cultura – Realização – TV Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal