Nesta quinta-feira (19/1), a TV Cultura exibe o segundo episódio da minissérie inédita Caixa D’Água do Brasil, que mostra o Cerrado, berço das águas do Brasil. A coprodução entre a emissora e a CenaUm vai ao ar a partir das 20h.
Em sua segunda exibição, a produção mostra que gotas formam córregos, que formam rios, que vão para outros rios e depois, gigantes, deságuam no oceano. É a trança das águas que vem desde os planaltos e chapadões, o segundo nível da caixa d’água.
O episódio parte dos encontros formadores dos rios e filma a foz do rio Paraná, na Argentina; a foz do São Francisco, entre Alagoas e Sergipe, e a foz do Tocantins, no delta do rio Amazonas. Ou seja, junta o sul do continente, o nordeste e o norte amazônico.
Sobre Caixa D’Água do Brasil
A minissérie Caixa D’Água do Brasil, em cinco episódios semanais, mostra que o Cerrado é o berço das águas do Brasil e onde brotam as primeiras águas que se reúnem e formam grandes rios, abastecendo milhões de pessoas e assegurando a vida em grande parte do continente. Coprodução entre a TV Cultura e a CenaUm, vai ao ar às 20h, sempre às quintas.
O bioma abriga quase 20 mil nascentes de importantes bacias hidrográficas do país, entre elas as bacias Platina, Amazônica e do São Francisco. Abastece os aquíferos Bambuí, Urucuia e parte do Guarani, alimenta o Pantanal e distribui generosamente recursos hídricos por todo o país.
Caixa D’Água do Brasil pretende alertar que a ocupação humana desordenada e a exploração econômica mal conduzida ameaçam essa mágica rede de águas.