Entre os meses de maio e julho, a Orquestra Petrobras Sinfônica coloca o pé na estrada com uma turnê pelas cidades de Vitória, Curitiba, Brasília, Recife e Goiânia. A programação apresenta a diversidade de timbres e estilos que já se tornou característica da Orquestra, aproximando o grande público da música clássica.
A capital capixaba é a primeira a receber a turnê. Nos dias 20 e 21 de maio, a Orquestra Petrobras Sinfônica estará em Vitória para dois concertos no SESC Glória, sob a regência do maestro Felipe Prazeres: Dire Straits Sinfônico e A Magia da Orquestra.No sábado (dia 20, às 20h), os fãs do Dire Straits terão uma experiência única ao reviver os clássicos da banda inglesa em versões sinfônicas. Inédito, o espetáculo Dire Straits Sinfônico faz parte da série Playlist e apresenta canções emblemáticas como “Money for nothing”, “Brothers in arms”, “Romeo and juliet”, “So far away” e “Tunnel of love”. A tarefa de recriar a obra do Dire Straits, apresentando-a numa roupagem pulsante e vigorosa, coube aos arranjadores Gilson Santos, Itamar Assiere, Jessé Sadoc e Lourenço Vasconcellos.
Já no domingo (dia 21, às 16h), a Orquestra Petrobras Sinfônica vai mexer com a memória afetiva de diferentes gerações com o concerto A Magia da Orquestra. O espetáculo apresenta, em versão sinfônica, as trilhas sonoras de animações da Disney que foram grandes sucessos do cinema como “Encanto”, “Frozen”, “A Bela e a Fera”, “Cinderela” e “Rei Leão”, entre outros. Voltado para toda a família, o espetáculo conta com a participação especial dos cantores Analu Pimenta e Marcelo Coutinho, além dos arranjos de Fernando Morais, Gilson Santos, Itamar Assiere e Jessé Sadoc.A Orquestra Petrobras Sinfônica tem como uma de suas premissas a democratização da música de concerto para o maior número de pessoas, e vem realizando ações com esse objetivo desde sua fundação.
“Através deste conceito já estabelecido, apresentamos a orquestra sob um ponto de vista diferenciado, evidenciando todas as suas possibilidades, em nuances, timbres e coloridos sonoros, em canções com as quais o público se identifica e se conecta desde o primeiro acorde. Apresentamos repertórios que fazem parte do imaginário popular, em releituras que lançam mão da força expressiva de uma orquestra sinfônica”, ressalta o maestro Felipe Prazeres.“Nossa intenção é, cada vez mais, aproximar nossa orquestra do grande público, tornando o organismo sinfônico algo presente no cotidiano das pessoas. E nada melhor que a banda ‘Dire Straits’ e os clássicos das animações da Disney para promover este encontro tão importante. A Petrobras Sinfônica traz em seu DNA a busca por eliminar barreiras e promover, acima de tudo, a boa música”, completa Fernando Thebaldi, membro da diretoria artística da Orquestra Petrobras Sinfônica.
“De forma continuada e crescente, a Petrobras Sinfônica produz também, com muito êxito, importante conteúdo online alcançando mais de 15 milhões de visualizações e quase 100 mil inscritos no YouTube. Os projetos educativos merecem especial atenção e dialogam diretamente com todos os elos de produção artística da orquestra”, completa o maestro Felipe Prazeres.
SERVIÇO:
Orquestra Petrobras Sinfônica – Turnê 2013
Vitória – SESC Glória
Regência: Felipe Prazeres
Dire Straits Sinfônico
Data: 20 de maio, 20h (sábado)
Ingressos: a partir de R$ 40 à venda na bilheteria do teatro
Bilheteria online: https://bileto.sympla.com.br/event/82863
A Magia da Orquestra
Data: 21 de maio, 16h (domingo)
Ingressos: a partir de R$ 20 à venda na bilheteria do teatro
Bilheteria online: https://bileto.sympla.com.br/event/82864Calendário – Turnê 2023
VITÓRIA – ES20 e 21 de maio | . Sábado, 20h – Dire Straits Sinfônico. Domingo, 16h – A Magia da OrquestraLocal: SESC Glória |
CURITIBA – PR16 e 17 de junho | . Sexta, 20h – Concerto Clássico. Sábado, 16h – A Magia da OrquestraLocal: Canal da Música |
BRASÍLIA – DF29 e 30 de junho | . Quinta, 19h – A Magia da Orquestra Local: SESC Ceilândia. Sexta, 19h – Concerto ClássicoLocal: Catedral Metropolitana |
GOIÁS – GO1 e 2 de julho | . Sábado, 20h – Dire Straits Sinfônico. Domingo, 17h – Concerto ClássicoLocal: Teatro Rio Vermelho |
RECIFE – PE15 e 16 de julho | . Sábado, 20h – Bohemian Rhapsody. Domingo, 15h e 18h – Mundo Bita SinfônicoLocal: Teatro Guararapes |
Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica
Aos 48 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores organismos sinfônicos do continente. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra se firmou como um ente cultural que expressa a pluralidade da música brasileira e transita fluentemente por distintos estilos e linguagens. Tem como diretor artístico e maestro titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.
Site: https://petrobrasinfonica.com.br | Facebook: @PetrobrasSinfonica
Instagram: @petrobras_sinfonica | Youtube: @OPESinfonica
Modelo de gestão
A Orquestra Petrobras Sinfônica possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.
Sobre a Petrobras
Patrocinadora oficial da Orquestra Petrobras Sinfônica há 36 anos, a Petrobras oferece uma parceria essencial para mantê-la entre os principais organismos sinfônicos do continente, sempre desenvolvendo um importante trabalho de acesso à música clássica, de formação de jovens talentos egressos de projetos sociais diversos, bem como de formação de plateia. Ao incentivar diversos projetos, a Petrobras coloca em prática a crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. Por meio do Programa Petrobras Cultural, apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento, nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões.