Trio elétrico a gás natural inova Carnaval de Salvador

Pela primeira vez, trio elétrico usa gás natural liquefeito (GNL) no Carnaval de Salvador. A iniciativa pioneira da Bahiagás, Eneva e VirtuGNL marca um avanço na sustentabilidade da folia baiana. Além disso, o tradicional Trio Armandinho e Irmãos Macedo desfila no circuito Dodô com um caminhão movido a GNL.
Sustentabilidade e inovação no Carnaval
Afinal, a iniciativa visa reduzir a emissão de poluentes e gases de efeito estufa. “O uso do GNL em trios elétricos promove uma economia de baixo carbono”, afirma Luiz Gavazza, diretor-presidente da Bahiagás. Além disso, a medida demonstra que tradição e sustentabilidade podem caminhar juntas.
Parcerias e benefícios do GNL
Aliás, a parceria com a Eneva e VirtuGNL viabiliza a transição para o GNL. Aurélio Amaral, diretor da Eneva, destaca a importância da redução de até 30% nas emissões de CO₂. Similarmente, José de Moura Jr., da VirtuGNL, ressalta o pioneirismo da solução no maior carnaval de rua do mundo.
Ademais, o gás natural oferece inúmeros benefícios ambientais e econômicos. “O uso de GNL em caminhões e ônibus praticamente zera a emissão de partículas poluentes pesadas no ar”, explica Magno Bernardo, assessor da Bahiagás. Por outro lado, Marcelo Lopes, diretor da Eneva, destaca a consolidação do GNL em outros países e a transformação da matriz energética nacional.
Em resumo, a iniciativa reforça o compromisso das empresas com a sustentabilidade. Nesse sentido, o uso do GNL no Carnaval de Salvador representa um passo importante para a descarbonização do setor de transportes.
Sobre as empresas
A Bahiagás, maior concessionária pública de gás natural canalizado do Brasil, busca a inovação e o desenvolvimento sustentável. A Eneva, maior operadora privada de gás natural do país, atua na exploração, produção e fornecimento de energia. A VirtuGNL, especializada na descarbonização da logística, busca reduzir as emissões de CO₂ e NOx.