Sugestões de livros para ler com as crianças no período das férias

Estamos no período de férias escolares, onde as crianças têm mais tempo livre para o lazer e a convivência com os familiares. Entre os momentos de lazer e ócio, é bom motivar os pequenos para atividades educativas. O incentivo à leitura nesta fase da vida é determinante para a formação de um futuro leitor ou leitora. Além disso, os pais e responsáveis podem ajudar a criança a compreender melhor as imagens e textos, estimulando a criatividade, imaginação e aumentando o vocabulário. Confira a seguir algumas sugestões de livros para serem lidos com as crianças durante as férias. Entre as sugestões, estão dois títulos da aclamada coleção “Terapia infantil”, que aborda temas relevantes de forma divertida.

Com 3 letras eu conto

Esta divertida narrativa poética é voltada para as crianças da Educação Infantil e tem como fio condutor do enredo palavras compostas por três letras. Com entusiasmo e criatividade, a autora apresenta na obra diferentes palavras que dialogam entre si, com o intuito de refletir junto aos pequenos leitores sobre sentimentos guardados no coração, sensações, situações do cotidiano, valores, memórias de família, novas e antigas histórias e outras palavras do dicionário da Língua Portuguesa. Saiba mais.

Ainda Alice

De forma lúdica e poética, o livro conta a história da pequena Alice, uma criança que, como tantas outras, teve sua rotina de repente interrompida e precisou ficar em casa durante a pandemia de Covid-19 que atingiu duramente diversos lugares do mundo.  Diante de janelas fechadas e o silêncio das ruas, a menina de dez anos trouxe para sua rotina a imaginação e contou com a companhia de seu gato Amarildo para enfrentar a realidade do mundo lá fora. Saiba mais.

O sapato falador

Em “O sapato falador”, Gloria Kirinus aborda o tema da solidariedade e da empatia. Com carisma e bom humor, a autora apresenta uma triste realidade conhecida por muitos brasileiros: as tragédias ocasionadas por causa das enchentes e os transtornos que elas geram para as famílias atingidas. O livro desperta os pequenos leitores com seu enredo cativante e ilustrações que geram identificação e fascinam adultos e crianças, através das cores fortes e traços marcantes. Saiba mais.

A ponte

A obra “A Ponte”, escrita por Fernanda de Oliveira, com fotos de Paula Oliveira e ilustrações de Caetano Cury e Elizaveta Ishchenko, narra uma bonita história de amizade entre um senhor e um menino. Trata-se de um livro musical e interativo, um projeto que inclui QR Code, com a narração da história, em português e inglês, e a própria história musicada, que relata esse encontro de amizade em duas versões: para as crianças e para adultos, de modo especial, vovôs e vovós. Saiba mais. 

Travessias

Por meio da história da pequena Stela, uma menina que percebe o mundo com o olhar inocente de uma criança e que vive numa terra desconhecida que não é de sua origem, a autora Dílvia Ludvichak convida os leitores a refletirem acerca das questões existenciais e sobre as necessidades dos refugiados no mundo, de modo especial, a respeito de como as crianças refugiadas no Brasil são acolhidas, sobretudo, no ambiente escolar. Neste caminho de descobertas, o livro “Travessias” propõe pensar sobre as experiências das travessias vividas ao longo da vida em diversas realidades. Saiba mais. 

Entrar em forma pode ser divertido! – Um guia para escolhas saudáveis

Pensando nas dificuldades que os pequenos enfrentam nos cuidados com o corpo e a alimentação, a PAULUS Editora publica a obra “Entrar em forma pode ser divertido! – Um guia para escolhas saudáveis”, que tem como objetivo auxiliar as crianças a tornarem suas vidas mais saudáveis e ao mesmo tempo divertidas. Com linguagem leve, a obra traz uma série de exemplos e situações relacionadas à alimentação e a importância da prática de atividades físicas.

Sim, eu posso! – Um guia para as crianças lidarem com as limitações físicas

Escrito por Kathleen M. Muldoon, o livro “Sim, eu posso! – Um guia para as crianças lidarem com as limitações físicas” busca auxiliar os pequenos a adaptar-se às suas condições e a potencializar as suas habilidades, ajudando no relacionamento com crianças portadoras de necessidades especiais. Com lindas ilustrações capazes de reforçar as palavras de coragem e superação presentes no texto, a obra incentiva o leitor a descobrir seus talentos inspirando-se em pessoas nas mesmas condições que alcançaram o sucesso. Saiba mais.