Livro aborda temas como feminismo, política e conservadorismo
A premiada escritora Stella Maris Rezende lança seu primeiro romance para adultos, “Desforra”, pela Maralto Edições. A obra, que chega às livrarias e plataformas digitais no dia 7 de dezembro, é uma narrativa densa e transgressora que aborda temas como feminismo, política e conservadorismo.
Na trama, a protagonista, uma preparadora de textos, se rebela contra o racismo da editora-chefe. Sua rebeldia artística surge em meio a lembranças da infância, juventude e idade adulta, formando um tapete de retalhos que pode ser interpretado como um silêncio profundo ou um grito ressonante.
“Em Desforra, meu primeiro romance para adultos, isso se torna mais veemente, pois a fase da escrita mais intensa se deu durante a pandemia e o desmantelo de idéias progressistas e humanizadoras”, explica Stella Maris Rezende. “Sem que eu planejasse, a tessitura do texto traz a tragédia da realidade brasileira, iniciada no dia em que um capitão reformado do exército homenageou o torturador da primeira presidenta do Brasil. Viver é um ato político. Escrever é um ato político, principalmente quando uma personagem narradora não tem medo de dizer o que acha que precisa ser dito.”
O livro também aborda a fusão entre religião e política, que se desdobra nos eventos, entrelaçando-as, misturando-as e corrompendo-as. Nesse enredo, armadilhas são criadas, manipulações ocorrem, e retrocessos civilizatórios são articulados.
“Em 2023 eu me alegro demais em publicar meu primeiro romance para adultos por uma editora que admiro muito. Estou feliz com isso. Mas sigo na angústia e no susto de trabalhar com os silêncios e as palavras, a realidade cruel e o sonho de mudar essa realidade”, finaliza Stella Maris Rezende.
Para promover o lançamento, a autora participará de um bate-papo com o público na Blooks Livraria, no Rio de Janeiro, no dia 7 de dezembro, às 19h.