Spotify: Número de ouvintes de podcasts cresce 10 vezes desde 2019

Brasil registra aumento de 36% no consumo de podcasts
O Spotify, maior serviço de streaming de áudio do mundo, comemora o Dia Internacional do Podcast, celebrado nesta quinta-feira (30), com dados que mostram o crescimento exponencial do formato nos últimos anos.
De acordo com o Spotify, o número de ouvintes de podcasts na plataforma cresceu 10 vezes desde 2019, chegando a mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, o consumo de podcasts também cresceu significativamente, com aumento de 36% de janeiro a setembro de 2023.
“O podcast é uma forma de conteúdo que continua a crescer em popularidade, pois oferece uma experiência única e envolvente para os ouvintes”, diz Mariana Deodato, diretora de marketing do Spotify no Brasil. “Estamos muito felizes em ver o crescimento do podcast no Brasil e estamos comprometidos em continuar a apoiar os criadores e ouvintes de podcasts em todo o país.”
O aumento no consumo de podcasts no Brasil pode ser explicado por uma série de fatores, incluindo a crescente oferta de conteúdo de qualidade, a facilidade de acesso e o crescimento da cultura do streaming.
O Spotify oferece uma ampla variedade de podcasts, incluindo notícias, entretenimento, educação, negócios, esportes e muito mais. A plataforma também oferece recursos exclusivos para podcasts, como a possibilidade de baixar episódios para ouvir offline e a função de reprodução automática.
Além do aumento no consumo, o Brasil também registrou um crescimento na produção de podcasts. De janeiro a setembro de 2023, o número de podcasts produzidos no país aumentou 36%.
Os gêneros de podcasts mais populares no Brasil são saúde e fitness, artes e comédia. A terça-feira é o dia da semana em que os brasileiros mais escutam podcasts.
O Spotify é o maior serviço de streaming de áudio do mundo, com mais de 551 milhões de usuários ativos, incluindo mais de 220 milhões de assinantes do Spotify Premium, em mais de 180 mercados.