Série inédita do Futura celebra 150 anos do choro, gênero musical 100% brasileiro

Série “Sou Chorinho” estreia no dia 24 de setembro, domingo, às 10h

 O canal Futura estreia no dia 24 de setembro, domingo, às 10h, a série inédita “Sou Chorinho”. A produção celebra os 150 anos do choro, gênero musical 100% brasileiro nascido no Rio de Janeiro no final do século XIX.

A série é dividida em cinco episódios, que serão exibidos a cada semana. Os temas abordados são: origem, instrumentos, expansão pelo Brasil e renovação de público. A produção também conta com 15 interprogramas sobre o tema, que vão ao ar espalhados pela grade, sendo três a cada episódio.

No episódio de estreia, o público vai conhecer a origem do choro, nos salões imperiais do Rio de Janeiro. Músicos e especialistas falam sobre nomes de expressão no choro como Chiquinha Gonzaga e Pixinguinha, além do repertório e instrumentos utilizados pelos chorões.

Os próximos episódios vão abordar a musicalidade do choro, sua expansão pelo Brasil e pelo mundo, e a renovação de público que o gênero vem conquistando nos últimos anos.

“O choro é um gênero musical que representa a alma brasileira. É um ritmo alegre e contagiante, que une as pessoas”, afirma a diretora da série, Flávia Castro. “Acreditamos que essa série vai despertar o interesse do público pelo choro e contribuir para a preservação desse patrimônio cultural brasileiro”, completa.

A série “Sou Chorinho” é uma realização do Futura, com produção da Casa de Cinema de Porto Alegre. O canal Futura está disponível nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil.