Série especial sobre afroturismo estreia na Travel Box TV amanhã (15/04)

Projeto idealizado pela Brafrika Viagens e produzido pela Baioque Conteúdo terá a primeira temporada com 17 episódios. 

A segunda temporada já está em pré-produção.

Em busca da ancestralidade é o tema central do programa “Afroturismo com a Brafrika Viagens” que estreia neste sábado (15/04), na Travel Box TV, canal fechado com mais de 12 milhões de assinantes.

A primeira temporada é composta por 17 episódios que destacam passeios com destinos africanos e afro-brasileiros.

Patrocinado pelo laboratório Genera e produzido pela Baioque Conteúdo, a cada capítulo será mostrado a origem de costumes e tradições africanas que foram passados de geração em geração e, que hoje, fazem parte da cultura nacional. 

Os primeiros episódios são uma grande imersão na África do Sul. O público fará uma verdadeira viagem da sala de casa direto para a Cidade do Cabo, conhecerá a história local, curiosidades e verá de perto o legado de Nelson Mandela e toda sua contribuição no combate ao apartheid.

Outro episódio marcante é a chegada a Salvador (Bahia), o verdadeiro centro afro-brasileiro do Brasil e que respira África em cada esquina. Seja na pele das pessoas, na música, no axé do Candomblé ou na culinária regada de azeite de dendê.

“Pisar em solo baiano foi sentir a cidade nos abraçar com sua história. Tudo é vibração, é familiar, é nosso. Senti como uma viagem física, mas também, de essência. Ali, consigo perceber por onde passaram os meus antepassados e onde estou. É algo mágico e emocionante. Assim como senti tudo isso, a nossa ideia é levar o telespectador para este mundo e essas emoções”, frisa Bia Moremi, CEO e Diretora Criativa da Brafrika Viagens, agência de Afroturismo.

O programa “Afroturismo com a Brafrika Viagens” que chega agora na televisão, surgiu do anseio de promover o turismo que valoriza a população negra no continente e na diáspora africana.  E assim, possibilitar que os brasileiros conheçam, valorizem e se orgulhem de sua ancestralidade. 

“Contar a identidade do povo preto via sua própria ótica é a oportunidade de mostrar a história, respeitando nosso protagonismo.  Aqui, estamos presentes, da captação à pós-produção do projeto”, ressalta Newman Costa, diretor de audiovisual da Baioque Conteúdo. 

Teste de Ancestralidade

Para tornar a experiência turística ainda mais genuína, Bia Moremi que além de CEO e Diretora Criativa da Brafrika é bacharel em química, decidiu promover o teste de ancestralidade para conectar seus clientes as raízes e os lugares que visitavam.

Em parceria com a Genera, empresa pioneira em teste de ancestralidade, as pessoas interessadas em saber mais sobre a sua genética, podem descobrir de quais regiões são seus antepassados.

“Ficamos muito felizes em apoiar esse projeto junto com a Brafrika. Sabemos da importância de conhecer a própria origem e vemos a ciência como um aliado para trazer histórias e remontar a identidade das pessoas”, conclui Ricardo Di Lazzaro, fundador e co-CEO da Genera.

Para se manter conectada ao público durante a pandemia, Bia criou uma experiência sensorial e imersiva que permitiu as pessoas reviverem as origens tendo os dados científicos como referência. “Construímos uma celebração em todo do teste de DNA. A pessoa recebia o DNA juntamente com uma experiência baseada nas regiões da África que mais eram prevalentes em seu resultado. Por exemplo, ela ganhava um jantar elaborado por uma chef de cozinha afrodiaspórica, uma aula online de língua africana ou uma consultoria estética”, conclui Moremi.

Sobre a Baioque Conteúdo

A Baioque Conteúdo é uma produtora especializada no desenvolvimento de textos, vídeos e podcasts para internet. A empresa tem como foco dar visibilidade estratégica para profissionais, marcas e produtos por meio da criação de conteúdo em diversas plataformas no ambiente digital.

A produtora surgiu a partir da união de Luiz Fujita, Newman Costa e Tainah Medeiros, profissionais de comunicação que trabalharam juntos por mais de 10 anos à frente das redes digitais Drauzio Varella, em projetos de conteúdo com marcas como Asics, Uber, SmartFit, YouTube, Tena, Roche, Novartis, Merck e outros.

Durante a jornada de desenvolvimento dessa marca de projeção nacional na área de Saúde, conquistaram 9 prêmios de destaque em comunicação digital, entre eles o Influency.me (2018) e o Prêmio Influenciadores Digitais (2016, 2017, 2018 e 2020). 

A experiência e os resultados desses anos de trabalho mostraram aos sócios que a produção de conteúdo diferenciado, que estabelece vínculo genuíno com a audiência, pode ir muito além da área de saúde. Por isso, a Baioque atua visando à difusão de conhecimento para todos os setores do mercado e seu público, acreditando que as marcas podem oferecer mais que seus produtos.