Ruy Castro vence o Prêmio Jabuti 2025 com livro sobre Tom Jobim
Ruy Castro vence o Prêmio Jabuti 2025 com O ouvidor do Brasil: 99 vezes Tom Jobim, eleito Livro do Ano na cerimônia realizada no Theatro Municipal do Rio.
O ouvidor do Brasil, de Ruy Castro, é o Livro do Ano no Jabuti 2025
O jornalista e escritor Ruy Castro foi o grande vencedor do Prêmio Jabuti 2025, com a obra O ouvidor do Brasil: 99 vezes Tom Jobim (Companhia das Letras). O título foi eleito Livro do Ano, a principal honraria da 67ª edição da premiação literária, realizada em 27 de outubro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
O evento marcou um momento simbólico: o Rio celebra seu ano como Capital Mundial do Livro, título concedido pela UNESCO. Durante a noite, foram revelados os vencedores de 23 categorias, divididas entre os eixos Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação.
Além do troféu dourado, Ruy Castro recebeu R$ 70 mil e uma viagem à Feira do Livro de Londres 2026, que celebrará o Ano da Cultura Brasil–Reino Unido.
Prêmio Jabuti destaca diversidade e fomento à leitura
A edição de 2025 introduziu a nova Categoria Especial – Fomento à Leitura, vencida pelo projeto Rio Capital Mundial do Livro, que fortalece políticas públicas voltadas a bibliotecas e ao acesso à leitura.
Segundo Sevani Matos, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), “realizar o Jabuti no Rio teve significado singular. No ano em que a cidade é Capital Mundial do Livro, celebramos a diversidade e a excelência editorial brasileira”.
O curador Hubert Alquéres destacou o papel do Jabuti na internacionalização da literatura nacional, ao reconhecer editoras que publicam obras brasileiras no exterior.
Ana Maria Machado é homenageada como Personalidade Literária
A escritora Ana Maria Machado foi escolhida Personalidade Literária do Ano. Emocionada, agradeceu o reconhecimento:
“A emoção é dupla, porque é um reconhecimento que vem do povo do livro, ainda mais na minha cidade e neste teatro que marcou minha infância.”
Autora de mais de cem obras, traduzidas em mais de 20 idiomas, Ana Maria é referência na literatura brasileira e infantojuvenil, e tem sua trajetória marcada pela versatilidade e pelo diálogo com gerações de leitores.
Ruy Castro e a arte de ouvir o Brasil por Tom Jobim
Em O ouvidor do Brasil, Ruy Castro reúne 99 crônicas que revelam o lado humano e poético de Tom Jobim, explorando sua relação com o país, a natureza e a música. A obra combina biografia, crítica e memória, destacando o gênio da Bossa Nova sob uma lente intimista.
Membro da Academia Brasileira de Letras desde 2022, Ruy Castro é autor de clássicos como Carmen – Uma biografia, Estrela solitária e Chega de saudade, e já recebeu prêmios como o Machado de Assis e o próprio Jabuti.
