Rodrigo de Odé lança o livro “Elegbára Beat”

Lançamento em São Paulo em dois locais diferentes
O autor Rodrigo de Odé, após 20 anos de pesquisa, apresenta sua mais recente obra, “Elegbára Beat – Um Comentário Épico Sobre o Poder”. Este livro, que explora as interseções entre capoeira angola, teatro negro, cinema, candomblé e filosofia africana, será lançado em São Paulo em duas datas distintas: 17 de agosto, no Centro de Cultura e Arte Batakerê, e 22 de agosto, na SP Escola de Teatro.
Atividades especiais nos lançamentos
Os eventos de lançamento serão acompanhados de uma série de atividades imperdíveis. No dia 17 de agosto, além da leitura dramatizada do texto, haverá um debate enriquecedor com o Babalorixá Adailton Moreira Costa de Ogun, a coordenadora da ONG Criola Lúcia Xavier e o fundador da Cia dos Comuns, Hilton Cobra. Já no dia 22 de agosto, a SP Escola de Teatro recebe outra leitura dramatizada seguida de um debate com a atriz e diretora Lucelia Sergio e o mestre de capoeira Pedro Peu.
Elegbára Beat: Uma reflexão sobre o poder
Publicado pela Kitabu Editora, “Elegbára Beat – Um Comentário Épico Sobre o Poder” parte da diversidade racial negra para refletir sobre as dinâmicas de poder no mundo contemporâneo. Rodrigo de Odé tece conexões entre o mito de nascimento de Exu Elegbára e tragédias recentes, como o assassinato de Mestre Moa do Katendê e George Floyd, além da morte do menino Miguel Otávio e a pandemia de Covid-19.
A Influência da filosofia e da capoeira
Rodrigo de Odé traz em sua obra a influência de sua formação em Filosofia e suas práticas de capoeira com o Mestre Marrom desde 1999. A pesquisa incorpora ainda referências como Abdias do Nascimento, Leda Maria Martins, Conceição Evaristo e Mãe Beata de Iemanjá. Além disso, o multi-instrumentista nigeriano Fela Kuti contribuiu com sua poética politizada para a criação da obra.
Distribuição do livro e impacto social
Aproximadamente 75 exemplares do livro serão distribuídos para diversas instituições culturais e educacionais em São Paulo. Essas ações visam promover a inclusão da dramaturgia em acervos de coletivos teatrais, projetos sociais e cooperativas de trabalhadores.
Leitura Dramatizada com Percussão Ao Vivo
A leitura dramatizada de “Elegbára Beat” contará com a participação do grupo Malta Teatro de Nação e de atores convidados, além de uma trilha sonora ao vivo com instrumentos de percussão. O autor ressalta a importância da beleza na produção de espetáculos, mesmo quando abordam temas complexos e dolorosos.
Oficinas gratuitas de capoeira angola, teatro negro e afrobeat
O lançamento do livro também marca a realização de oficinas gratuitas no Centro de Cultura e Arte Batakerê. As aulas, que acontecerão entre 14 e 16 de agosto, são abertas ao público e coordenadas por mestres em capoeira angola, teatro negro e afrobeat, oferecendo uma imersão nas tradições culturais e artísticas afro-brasileiras.
Conclusão
“Elegbára Beat – Um Comentário Épico Sobre o Poder” é mais do que uma obra literária; é um manifesto cultural que une diversas expressões artísticas e filosóficas. Rodrigo de Odé convida o público a refletir sobre as relações de poder através de uma lente afro-brasileira, oferecendo uma experiência rica e transformadora por meio de seu livro e das atividades associadas ao seu lançamento.